3 tipos de compressores de ar que você precisa conhecer

Os compressores de ar são usados em diferentes atividades – sejam elas domésticas ou industriais. São equipamentos que estão presentes em nosso dia a dia, nos consultórios dentários, nas oficinas, em pinturas prediais, entre diversas outras atividades. Assim, podemos dizer que são essenciais para que essas atividades aconteçam. Alguns tipos de compressores de ar são mais comuns, e vamos te apresentá-los.

Por isso, preparamos este conteúdo que vai abordar os tipos e funcionalidades dos compressores de ar. Você sabia que existem compressores de ar pistão, compressor parafuso, compressor de palhetas, entre outros? Para entender melhor sobre o que estamos falando, continue acompanhando o texto!

Quais são as utilidades do compressor de ar?

Sempre falamos sobre isso, mas é importante relembrar. Como existem vários tipos de compressores de ar, eles são úteis em diversas atividades. Os lugares mais comuns são em clínicas odontológicas, indústrias automotivas, oficinas mecânicas, indústrias farmacêuticas. Além do uso doméstico, que são atividades mais simples, como encher uma bexiga, pintura residencial, encher pneu, etc.

Como o compressor é um equipamento que converte energia mecânica em energia pneumática, ele é um equipamento muito requisitado. Abaixo, vamos falar um pouco sobre cada tipo de compressor e para o que eles servem. Acompanhe!

Quais são os tipos de compressores de ar?

Existem vários tipos de compressores de ar e cada um opera de uma maneira, pois já tem a sua função predeterminada. Veja alguns exemplos:

Compressor de pistão

O compressor de pistão é um modelo antigo, porém muito eficiente. Dessa forma, o compressor gera ar comprimido para impulsionar motores em diversos processos industriais. O seu funcionamento se dá a partir do deslocamento do pistão dentro do cilindro. A sua ação é simples, já que apenas um lado do pistão realiza a compressão.

Compressor parafuso

O compressor parafuso possui dimensões menores, além de terem um fluxo contínuo de ar e temperatura de compressão mais baixa. Funcionam com o giro de dois parafusos em sentido contrário, o que garante que um parafuso mova o outro. Por isso, as aberturas de sucção ficam em lados opostos, ou seja, quando o ar entra, fica preso entre as paredes do tambor. A compressão ocorre à medida que o equipamento empurra o ar e sobra menos espaço para movimento.

Compressor de palhetas

O compressor de palhetas serve para comprimir ar e gás. Assim, uma das características desse modelo é a sua velocidade mais lenta, a baixa vibração e a operação silenciosa. Com um design simples, o equipamento é usado em mineração, fundição, OEM e trânsito. Sendo assim, para funcionar melhor, o equipamento é a base de óleo.

Cada compressor possui a sua finalidade. Alguns são usados para mais de uma atividade, contudo, é importante se atentar as particularidades. Sendo assim, antes de adquirir um compressor, entenda a sua necessidade. A partir daí a pesquisa para a compra é mais direcionada, o que facilita encontrar o modelo que atenda às suas necessidades.

Então, se você está à procura de um compressor de ar, seja qual for o modelo, nós temos a solução. Acesse o site do Meu Compressor e encontre uma variedade de modelos.

3 tipos de compressores que você precisa conhecer