O compressor é um equipamento muito versátil, utilizado em vários setores do mercado e, além disso, para fins domésticos.
É fácil de entender que esse tipo de máquina veio para facilitar a vida de diversos trabalhadores. Contudo, o difícil mesmo é entender como funciona um compressor de ar.
Existem vários tipos de compressores e várias finalidades para eles. Por isso, temos dificuldades em entender como esses equipamentos funcionam.
Se você quer entender melhor como funciona um compressor de ar e tirar suas dúvidas sobre os compressores existentes, leia o nosso artigo abaixo.
Como funciona um compressor de ar?
De um modo geral, o compressor pode ser classificado como uma máquina pneumática que funciona captando o ar do ambiente, armazenando esse ar sob alta pressão em seu reservatório e transformando esse mesmo ar em ar comprimido. Isso ocorre a partir de movimentos mecânicos produzidos através de energia elétrica ou por motores movidos à gasolina ou a diesel.Os compressores de ar e suas classificações
Para entender como funciona um compressor de ar, contudo, você precisa entender, também, que os tipos de compressores devem ser separados em duas categorias: volumétricos e dinâmicos. Os compressores volumétricos funcionam a partir de um mecanismo que apresenta pistões que puxam o ar do ambiente, comprimem o ar em um reservatório e, depois desse processo, o ar comprimido pode ser utilizado quando for necessário. Os parafusos da máquina giram em sentido contrário um do outro. Isso cria uma engrenagem que fará reduzir o volume de ar dentro do comprimento da peça. Isso acaba gerando, portanto, um aumento significativo na pressão do compressor. Já o compressor dinâmico, contudo, funciona a partir de turbo compressores, que elevam a pressão do ar a partir da conversão de energia cinética que é gerada através da pressão do deslocamento do ar pelo equipamento. O ar entra em contato com os impulsionadores em uma velocidade extremamente alta, fica acelerado e recebe energia cinética através dos impulsionadores. Depois de todo esse processo, por fim, os difusores de energia começam a expelir o ar de maneira lenta.Como funcionam os principais modelos de compressor de ar
Os principais modelos de compressores disponíveis no mercado funcionam da seguinte forma:- Compressores de Êmbolo: os compressores de ar que funcionam através de êmbolo apresentam três formas distintas de funcionamento e são eles:
- Compressor de pistão: esse tipo de compressor de ar é composto por um êmbolo que realiza um movimento linear com o ar e é apropriado para todos os tipos de pressão;
- Compressor de pistão de dois ou mais estágios: esse tipo de compressor de ar atua produzindo a compressão do ar com muito mais força, sem necessidade nenhuma de esforço.
- Compressores de membrana: esse compressor funciona de forma semelhante ao de pistão, porém, ele não permite que o ar entre em contato com as partes do equipamento, fazendo com que o ar não entre em contato com resíduos de óleo. As industrias farmacêuticas e alimentícias são as que mais utilizam esse tipo de equipamento.
- Compressores rotativos: para entender como funciona um compressor de ar é necessário saber que, assim como os equipamentos de êmbolo, eles também apresentam três modelos diferentes dentro da categoria que são os seguintes:
- Compressor rotativo multicelular: neste modelo, um giro de eixo rotativo com palhetas gera a pressão para armazenar o ar. O diferencial desse equipamento é que ele gera pressão contínua e produz baixo ruído;
- Compressor duplo parafuso: o mecanismo possui dois parafusos helicoidais, de formato côncavo e convexo, que comprimem o ar e conduzem o mesmo de forma axial;
- Compressor roots: conhecido também como compressor de deslocamento positivo, pois ele transporta o ar de um lado para o outro do equipamento sem que haja alteração no volume do ar. Isso pois a compressão acontece no canto do êmbolo.