Dicas para você instalar o compressor de ar corretamente

É comum as pessoas fiquem em dúvida sobre como instalar o compressor de ar corretamente. As dúvidas giram em torno de quais cuidados devemos tomar na hora da instalação, as peças que devemos utilizar e, além disso, o local onde devemos instalar o compressor. O compressor de ar é um equipamento considerado caro, portanto, para evitar que ele estrague e você precise comprar outro, é necessário que a sua instalação seja feita do modo correto.  Para sanar as suas dúvidas e, além disso, te auxiliar na hora de instalar o compressor de ar, criamos essa lista com algumas dicas básicas. Confira abaixo.

5 dicas para te ajudar instalar o compressor de ar

Escolha bem o local onde vai instalar o compressor de ar

A primeira coisa que você deve se atentar na hora de instalar o compressor de ar é o local. Esse lugar deve ser coberto, bem ventilado, isento de umidade, livre de poeira e de qualquer tipo de poluição que possa ficar suspensa no ar como, partículas de tinta ou serragem. As paredes não podem ser de azulejos, e a temperatura do ambiente não pode ultrapassar 40ºC. Além disso, devem ser cobertas com um revestimento para isolamento acústico. Vale ressaltar que não é saudável para os funcionários e clientes ficarem perto do compressor. O barulho pode incomodar e, além disso, também pode ser prejudicial para audição.

Posicione o compressor corretamente

O compressor de ar deve ser posicionado com um afastamento mínimo de 80 centímetros das paredes e a uma altura mínima de 2,5 metros do teto. Isso vai garantir uma boa ventilação do equipamento e facilitar as manutenções preventivas. Instale o compressor em uma área cinco vezes maior que o equipamento. Isso é necessário porque é possível que, no futuro, seja necessário usar outros equipamentos, como reservatórios e secadores.

Use mangueiras de borracha para conectar o compressor a rede

Para instalar o compressor de ar corretamente, use uma mangueira de borracha para ar comprimido. Utilizar a mangueira de borracha ou um mangote flexível. Isso garante que a trepidação, a expansão térmica, o peso da tubulação, o choque mecânico ou térmico não sejam transmitidos para o reservatório. Não prestar atenção nessa observação poderá causar danos permanentes ao reservatório de ar comprimido.

Utilize amortecedores de vibração

Instale o compressor sobre amortecedores de vibração com pés de borracha, isso serve para evitar que a máquina fique desnivelada, afinal, a má nivelação pode influenciar na lubrificação dos componentes do compressor. Essa peça não acompanha o compressor, por isso, ao comprá-las, você deve saber a dimensão, o peso e a vibração que o compressor produz.

Contrate um técnico para mexer na rede elétrica

Antes de ligar o compressor de ar a rede elétrica, contudo, você deve chamar um técnico em elétrica para avaliar as condições gerais da rede. O técnico deverá verificar se a tensão do compressor é compatível com a tensão local. Além disso, se os cabos de alimentação do equipamento estão dimensionados corretamente. Eles devem estar de acordo com a potência do motor, tensão da rede e distância da fonte de energia. Para instalar o compressor de ar com uma potência maior que 2 cv é recomendado que também seja instalado uma chave magnética na rede de energia, afim de aumentar a proteção dos componentes e, além disso, dos motores elétricos da máquina.

Siga nossas dicas para conseguir instalar o compressor de ar perfeitamente

Seguindo nossas dicas sobre como instalar o compressor de ar, certamente, a sua instalação vai ser bem sucedida e o seu equipamento vai funcionar perfeitamente. E mesmo que você se atente a todos os pontos citados acima, não deixe de ler o manual da sua máquina e conte sempre com um profissional capacitado para te ajudar nessa tarefa. O Meu Compressor conta com um time de técnico especializado que pode te auxiliar nesse momento, então caso esteja precisando de ajuda, entre em contato conosco através do nosso WhatsApp.
dicas para você instalar seu compressor de ar corretamente