Água na rede de ar comprimido, como resolver?

É natural que exista água na sua rede de ar comprimido, afinal, o ar retirado da atmosfera contém umidade. Contudo, o excesso de água e a má eliminação da mesma, podem ser prejudiciais para o seu trabalho.

Se você percebeu algum desses problemas no seu sistema de compressão de ar, leia esse artigo, nele, trouxemos algumas formas de resolver essa situação.

No entanto, antes de apresentarmos uma solução, é importante que você saiba qual a importância de manter o compressor com o mínimo de umidade possível.

Problemas causados pela água no sistema de ar comprimido

O excesso de umidade na rede de ar comprimido pode causar inúmeros problemas. Um desses problemas, por exemplo, é o desgaste do seu compressor.

Além disso, a presença de água na rede de ar comprimido pode prejudicar toda a sua produção. Isso pois, pode ocasionar ferrugem nas suas tubulações, uma vez que essa ferrugem se solta, os resíduos vão para o ar comprimido, o que afeta o resultado final do seu trabalho.

Outro ponto importante, é que essa água, presente no ar comprimido, pode desgastar, também, suas ferramentas pneumáticas, entupir o filtro de ar, assim como causar a queda de pressão no sistema de ar comprimido.

O que pode estar causando o acúmulo de água na rede de ar

Agora que você já sabe quais são os prejuízos ocasionados pelo excesso de água em um sistema de ar comprimido, trouxemos para você, quais são as principais causas para esse problema, veja:

Falta de purgadores na rede de ar comprimido

Os purgadores, são peças utilizadas na rede de ar comprimido para retirar contaminações liquidas. O equipamento realiza a drenagem do ar, de forma que o ar perdido no processo seja o mínimo possível.

Na rede de ar comprimido, podemos utilizar purgadores elétricos, mecânicos, termostáticos e termodinâmicos.

Umidade do ar muito alta

Outro fator que influencia diretamente na quantidade de água presente no sistema de ar comprimido, é a alta umidade do ar no ambiente onde o compressor está instalado.

Isso acontece, pois o equipamento retira o ar da atmosfera, o comprime e depois distribui através da rede de ar comprimido.

Alta temperatura

Embora os compressores mais modernos sejam fabricados para trabalharem em temperaturas mais altas, existe um limite. É importante que você verifique com o fabricante do seu equipamento sob quais temperaturas ele funciona.

Quando a temperatura está acima do limite permitido, o ar quente que o compressor retira da atmosfera, ao entrar em contato com a parede interna do aparelho, se resfria. Com isso, ocorre o processo de condensação da umidade presente no ar.

Como solucionar o problema da água na sua rede de ar comprimido?

Conforme visto acima, existem diversas razões para o acumulo de água em um sistema de ar comprimido, e essa umidade em excesso, pode causar diversos prejuízos.

Contudo, caso isso esteja acontecendo na sua rede de ar, fique tranquilo, tem como resolver. Com base nos possíveis motivos listados acima, trouxemos algumas soluções.

Se o seu problema tem relação com a falta de purgadores na rede de ar, é muito simples. Basta que você adquira o equipamento e realize a instalação.

Já no caso do problema estar sendo causado pelo excesso de umidade, você pode resolver adquirindo os equipamentos necessários para a secagem do ar no ambiente, como um desumidificador, por exemplo.

No caso das altas temperaturas, no entanto, é necessário mais atenção. Você deve fazer uma análise para saber se o local onde o compressor está instalado é devidamente ventilado e, além disso, se não tem nada obstruindo o sistema de refrigeração do compressor.

Outra dica importante, é que as manutenções preventivas do compressor sejam feitas periodicamente. Para isso, é fundamental contar com um profissional qualificado, e com os melhores equipamentos.

Na loja do MeuCompressor, você encontra diversos materiais para otimizar o funcionamento da sua rede de ar.