O computador que você usa, o alimento que você come e até mesmo as roupas que você veste são produzidos em indústrias que precisam do ar comprimido para funcionar.
Para que esses e outros produtos delicados sejam produzidos, eles precisam passar por processos industriais bastante rigorosos, para garantir segurança ao consumidor final.
Além de garantir a segurança dos produtos, os processos rigorosos também ajudam a preservar a reputação dos fabricantes.
O ar comprimido de qualidade deve ser usado nesses ramos industriais que fabricam produtos relacionados a saúde, a alimentação e ao dia a dia das pessoas.
O que determina se o ar é de qualidade, no entanto, são os padrões internacionais de qualidade.
A seguir, falaremos mais sobre quais são os ramos industriais que só podem operar com ar comprimido de qualidade. Continue a leitura para descobrir!
Os 7 ramos industriais que mais precisam de ar comprimido de qualidade e livre de óleo
-
Ramo industrial eletrônico
Neste segmento industrial, usam o ar comprimido de qualidade, por exemplo, na separação, prensagem, perfuração e no momento de colocação dos componentes eletrônicos nos produtos.
-
Farmacêutico
Podemos dizer que esse ramo é um dos que mais exige que o ar comprimido não tenha nenhum tipo de resquício de partículas contaminantes.
Durante o processo de secagem e embalagem dos medicamentos, por exemplo, é necessário que o ar seja 100% de puro.
-
O ramo alimentício utiliza apenas ar comprimido de qualidade
Assim como nas indústrias farmacêuticas, o ramo alimentício exige um dos maiores níveis de pureza do ar comprimido.
A presença de qualquer substância contaminante no processo de compressão, no entanto, pode acabar resultando em alimentos e bebidas contaminadas, que podem fazer mal ao consumidor final.
-
Indústrias Têxtil
As indústrias Têxtil, utilizam o ar comprimido de qualidade nos processos mais sensíveis, como por exemplo: fiação, tecelagem, tinturaria e texturização das roupas.
-
O ramo automobilístico também só trabalha com ar comprimido de qualidade
O ar comprimido usado nos robôs pneumáticos que montam os veículos precisa ser limpo e livre de partículas contaminantes.
A pintura dos veículos também deve usar o ar sem partículas de óleo, afinal, elas podem influenciar diretamente na qualidade da pintura.
-
Produtores de papel e celulose também usam ar comprimido sem contaminantes
Neste ramo industrial, o ar comprimido sem contaminação é necessário para garantir uma produção de papel e de celulose de alta qualidade.
-
Indústrias que produzem óleo e gás
Na produção de óleo e gás, vestígios de óleo do compressor de ar podem causar explosões e, além disso, provocar o desligamento de plataformas.
Para esses ramos, o tipo de compressor mais indicado é o isento de óleo
No caso dos ramos industriais que citamos acima, o ideal é que eles operem apenas com compressores de ar isentos de óleo.
Isso porque os compressores isentos de óleo são mais seguros. Além disso, não geram nenhum tipo de partícula de óleo no ar quando estão funcionando.
E aí, você gostou de saber dessas curiosidades sobre o ar comprimido sem contaminantes e o seu uso? Esperamos que sim!
Caso você tenha interesse, continue navegando em nosso blog e leia sobre o compressor de ar industrial e seu funcionamento clicando aqui! ↩️