O compressor de ar é um equipamento muito utilizado em diversos ramos empresariais, desde as grandes indústrias até as marcenarias.
Por conta disso, fica difícil saber qual é o compressor de ar ideal para cada tipo de negócio.
Uma das dúvidas que mais assombra os profissionais que precisam de compressor é em relação a utilização do compressor de ar de pistão ou parafuso.
Apesar dos dois serem compressores de ar, existem grandes diferenças de um para o outro.
Quer saber quais são as diferenças existentes entre um compressor de pistão e o parafuso? Continue a leitura que nós vamos te contar!
Quais são as diferenças entre o compressor de ar de pistão e o parafuso?
Como citamos acima, existem muitas diferenças entre o compressor de pistão e o parafuso, mas as principais delas são a eficiência energética e, além disso, a capacidade máxima de operação contínua.
O compressor de ar de pistão é menos eficiente que o compressor parafuso. Isso pois, o equipamento de pistão consome 20% a mais de energia do que o de parafuso.
Em relação a capacidade máxima de operação contínua: o compressor parafuso pode operar durante 24 horas, sem interrupções. Já o de pistão, só aguenta 12 horas trabalhando sem descanso.
Além dessas diferenças, também podemos dizer que o compressor de ar parafuso é mais propício para receber equipamentos acoplados a máquina, como por exemplo um reservatório de ar externo.
A única diferença que dá mais vantagem ao compressor de ar de pistão é que seu custo é relativamente menor.
A vazão de ar do compressor de ar de pistão é menor
Em relação ao compressor de pistão, o parafuso apresenta uma eficiência energética maior, afinal, a economia de energia e a vazão de ar são maiores. A vazão de ar do compressor parafuso é 30% maior do que a do compressor de pistão.
O compressor de ar parafuso tem menor custo de manutenção
Se os números relacionados à eficiência energética e economia já são animadores, você não pode esperar para ver, além disso, a redução de custos com a manutenção e consumíveis.
O custo dos gastos relacionados às necessidades de manutenção do compressor parafuso são 76% menores do que os custos com o compressor de pistão.
O compressor parafuso produz menos ruído e menos vibração
Por fim, vamos falar sobre outras duas coisas muito importantes para quem trabalha com esse tipo de equipamento.
O compressor parafuso não gera vibração durante o seu trabalho. Essa vantagem é incrível! Afinal, a vibração do compressor prejudica a estrutura do seu negócio e, além disso, danifica seu chão com o passar do tempo.
Além disso, o compressor parafuso possui uma cabine acústica, que gera até 15% menos de ruído do que o recomendado e até 80% menos do que o compressor de pistão. Vale ressaltar, no entanto, que o compressor de ar de pistão não possui nenhum tipo de isolamento acústico.
Qual compressor de ar vale mais a pena: de pistão ou parafuso?
Aqui no blog, costumamos dizer que é você quem decide qual o equipamento vale mais a pena. Para definir isso, é preciso que você leve em consideração quais necessidades e dores você quer resolver.
Por exemplo: se você precisa que o compressor de ar trabalhe apenas 12 horas por dia e se você está buscando por um produto que tenha um custo menor, o compressor de ar de pistão será a melhor alternativa.
Mas se você estiver procurando por um compressor mais econômico, que suporta uma carga de trabalho maior e que emite menos ruídos sonoros, então o compressor parafuso deve ser a melhor opção.
O mais importante, portanto, é que você analise bem as suas condições e suas necessidades antes de comprar qualquer equipamento.
Compre seus compressores de ar no site da Meu Compressor
Quando você decidir qual é o melhor compressor de ar para você, dê uma passadinha no site da Meu Compressor.
No site, você encontra opções de compressores parafuso e de compressores de pistão para adquirir. Não deixe de conferir nosso catálogo e aproveitar o nosso frete grátis!