O compressor odontológico é fundamental para o funcionamento de uma clínica. Sem ele não é possível realizar diversas atividades essenciais para um dentista. Isso porque até a cadeira usada pelos profissionais necessita que o equipamento envie o ar comprimido para que ela funcione.
Por isso, antes de montar a sua clínica, é importante que você entenda qual a função de um compressor odontológico. Além de quais os cuidados que deve ter com o equipamento e, principalmente, como escolher o que se encaixa perfeitamente as suas necessidades. Neste texto, vamos abordar esses assuntos para te ajudar a escolher o compressor mais adequado para a sua clínica. Acompanhe!
Qual a função de um compressor odontológico?
O compressor odontológico é fundamental para os dentistas. Pois, vários aparelhos utilizados, como as cadeiras principalmente, precisam do equipamento para funcionar. Assim, ele tem a função de distribuir ar comprimido para que os aparelhos funcionem.
Na hora da compra, o profissional deve considerar a sua realidade. Ou seja, se você usa poucos equipamentos, não irá necessitar de um compressor muito grande. Isso te permite optar por modelos menores. Com isso, o valor gasto com o compressor de ar é menor, além da economia de espaço para o armazenamento.
No entanto, é importante considerar qualquer projeto de expansão do consultório. Isso porque o tamanho e a quantidade de equipamentos que são usados pelos profissionais contam muito na hora da escolha. Pois o compressor precisa atender bem a demanda daquele local. Tenha em vista, também, a pressão necessária, o volume, o armazenamento e a voltagem do equipamento para a sua escolha.
Qual o local ideal para instalar o compressor?
Os compressores odontológicos necessitam de uma atenção especial no quesito instalação. Como existe o risco de contaminação, não é recomendado que o compressor seja instalado próximo a banheiros. Evitar, também, locais com resíduos e a sala do dentista. Mesmo sendo um compressor silencioso, ele é fonte de calor e pode atrapalhar o profissional a executar as suas atividades.
Além disso, para que o compressor odontológico funcione adequadamente é necessário que a tubulação seja central. A rede central ajuda que o ar comprimido chegue de maneira eficiente a todos os ambientes. Isso acontece porque ela distribui o ar corretamente para cada sala. Sendo assim, o local ideal para instalar é um reservado, fora do prédio, com todas as medidas de segurança.
Um outro ponto que deve ter atenção, é o tipo de compressor escolhido. Para clínicas odontológicas, o recomendado é que o compressor seja o seco. Ou seja, que não precisa de óleo. Essa recomendação é porque há o risco de contaminação durante a compressão do ar no equipamento.
Como escolher o compressor odontológico ideal?
Para escolher o compressor odontológico ideal para a sua clínica você precisa definir algumas coisas. Uma delas é o local para a instalação. Se você já tem o local para instalar definido e o tamanho do seu prédio, é mais fácil definir qual o compressor mais se adapta à sua necessidade.
Além disso, você precisa pesquisar as questões de potência, durabilidade e segurança do equipamento. Para isso, levante as principais marcas e modelos e as recomendações de usuários. Leve em consideração que os compressores de ar mais utilizados por clínicas são os elétricos que variam a sua potência e tamanhos de acordo com a sua necessidade.
Além disso, pesquise pelas marcas que oferecem o compressor odontológico. Hoje, existem diversas marcas que se destacam no mercado. As principais são Schulz, Chiaperini, Gnatus e Stelo. Essas marcas estão em evidência devido a sua trajetória, por possuir equipamentos de boa qualidade. Além disso, atendem diversos nichos no ramo de compressores. Clique aqui e confira o site do Meu Compressor.
Quais os cuidados necessários com o compressor odontológico?
Como qualquer outro equipamento, o compressor de ar odontológico necessita de cuidados para que a sua vida útil seja maior. Por isso, verifique todos os dias a saída de ar, garantindo que ela está aberta. Além disso, ao final do dia, deve-se desligar a chave elétrica do compressor e abrir o dreno e os filtros existentes no equipamento.
Confira mais algumas dicas de boas práticas no cuidado do seu compressor odontológico:
- Não ligar o compressor de ar diretamente na rede elétrica;
- Tenha uma fiação adequada e chave de partida com a devida proteção;
- Não mexer no equipamento antes que ele esteja desligado totalmente;
- Fique atento as mangueiras do compressor;
- Verifique o filtro de ar do compressor, pelo menos, três vezes na semana;
- Fique atento a limpeza da válvula de retenção;
- Faça a manutenção com a frequência correta. Fazendo isso, você previne o seu aparelho de quebras e mantém a vida útil por mais tempo.
Para montar um consultório odontológico é preciso de atenção a diversos detalhes. Um deles é a escolha correta do compressor de ar que irá atender a demanda da sua clínica. Afinal, o compressor odontológico é o que vai distribuir ar comprimido para que os demais equipamentos funcionem adequadamente.
Neste texto você viu dicas práticas para te ajudar na pesquisa e compra do compressor odontológico ideal para a sua clínica. Para mais dicas como essa, acompanhe o nosso blog!