A rede de ar comprimido possui componentes responsáveis por canalizar o ar que o compressor de ar produz, para que o fluido seja direcionado até o equipamento que está trabalhando.
Para que a rede de ar funcione de maneira efetiva e sem grandes perdas, é preciso que você a redimensione corretamente e que faça manutenções constantes.
Vale ressaltar, além disso, que a rede de ar é responsável por levar o ar do reservatório até a área de consumo. Ou seja, ele é um sistema montado e pensado para fazer com que o ar comprimido chegue até o seu destino final com qualidade.
No entanto, para que a sua rede funcione com excelência, é preciso que ela seja formada, por:
- Um compressor de ar, que será responsável por comprimir e armazenar o ar;
- Um reservatório de ar armazenar corretamente o ar;
- Uma linha principal que será responsável por levar o ar até a linha de distribuição;
- Uma linha de distribuição que será responsável por entregar o ar até as linhas de serviço;
- As linhas de serviço distribuem o ar para o destino final, ou seja, para o consumo.
Abaixo, vamos te ensinar como dimensionar uma rede de ar comprimido corretamente. Continue a leitura para aprender!
Passo a passo para você dimensionar sua rede de ar comprimido
-
Primeiro passo – calcule a capacidade de ar que seu negócio vai consumir
É muito importante que você calcule a capacidade de ar que seu negócio vai consumir.
Esse cálculo deve ser preciso, pois, uma estimativa muito baixa pode resultar em uma pressão inadequada para o seu sistema.
Uma estimativa muito alta, por sua vez, resultará em um investimento excessivo e um sistema pouco eficiente.
Para calcular corretamente a capacidade de ar comprimido, utilize softwares adequados para essa tarefa.
-
Segundo passo – identifique a quantidade de ar necessária para as ferramentas pneumáticas
Para dimensionar a sua rede de ar corretamente, é necessário que você saiba qual é a quantidade de ar comprimido que as suas ferramentas pneumáticas utilizam para funcionar.
-
Terceiro passo para dimensionar a rede de ar – estabeleça uma tolerância
Estabeleça uma tolerância para vazamentos e perda de carga para a sua rede de ar. Um sistema corretamente projetado e bem dimensionado deve apresentar a menor quantidade possível de vazamentos e com perda de carga de no máximo 0,1 bar.
-
Quarto passo – defina a qualidade do ar desejado
É muito importante que você defina qual é a qualidade do ar que seu negócio precisa. Afinal, diferentes aplicações possuem necessidades de ar comprimido distintas.
Por exemplo: o ar comprimido utilizado em indústrias farmacêuticas precisa ser limpo, seco e isento de óleo. Já as ferramentas pneumáticas precisam de outro tipo de ar comprimido.
-
Quinto passo para dimensionar a rede de ar – escolha o compressor ideal
Depois que você definir todos os pontos que citamos acima, é hora de escolher o compressor de ar ideal para seu negócio.
Para isso, leve em conta se o compressor é lubrificado com óleo ou não, a capacidade e a pressão, o grau de eficiência energética e o sistema de controle (carga/alívio ou VSD).
-
Sexto passo – escolha o material para sua tubulação
Escolha o tipo de material que vai utilizar em sua tubulação e estabeleça o traçado da sua rede de ar comprimido. Para executar esse trabalho, portanto, identifique os pontos de consumo e quais são os requisitos de cada um deles.
A partir disso, será possível definir se o seu sistema deve ser um circuito fechado ou em linha reta.
Não se esqueça, além disso, de identificar os pontos que precisam de um ar comprimido com qualidade especial e que necessitam da instalação de outros acessórios, como: secadores e filtros.
-
Sétimo passo – faça uma lista dos acessórios necessários para sua rede de ar
O último passo mas não menos importante é você definir quais acessórios utilizará na sua rede de ar. Esses equipamentos podem ser os filtros, secadores, tubulações, purificadores, separador de condensado etc.
Precisamos te lembrar que, para garantir um excelente funcionamento da sua linha de produção, é preciso que você invista em um compressor de ar de qualidade e dimensione a sua rede de ar corretamente.
Por isso, na hora de comprar o seu compressor de ar e os acessórios para sua rede de ar comprimido, compre no MeuCompressor.