O grampeador pneumático funciona a partir do ar comprimido e é o mais utilizado por fabricantes de móveis, marceneiros, eletricistas e trabalhadores de indústrias.
Esse tipo de ferramenta consegue fixar grampos, tarraxas ou pregos em superfícies de madeira, plástico e outros materiais. Vale ressaltar, além disso, que o grampeador pneumático é uma ferramenta que deve ser utilizada em grandes trabalhos.
Para as atividades domésticas e de menores impactos, vale a pena utilizar outros tipos de grampeadores disponíveis no mercado.
Quer descobrir quais são os grampeadores que existem além do grampeador pneumático e quais são as suas funções? Siga acompanhando o texto!
Conheça os tipos de grampeador e entenda como funcionam
-
Grampeador pneumático
Como citamos acima, os grampeadores pneumáticos funcionam a partir do ar comprimido. Além disso, eles devem ser usados em grande escala, como em segmentos industriais e oficinas mecânicas, por exemplo.
Para que a ferramenta funcione é preciso pressionar um gatilho, localizado externamente na parte inferior do grampeador.
Além de fixar grampos, você pode usar o grampeador pneumático também para pregos e tarrachas.
Outro ponto positivo dessa ferramenta é que ela aceita um refil contínuo de grampos. Fato esse que facilita a recarga do grampeador e dá mais agilidade para trabalhos de fixação que precisam ser feitos rapidamente.
Fora isso tudo, o grampeador pneumático também possui um gatilho de segurança, que te permite desligá-lo rapidamente caso algo dê errado. O gatilho de segurança te ajuda a evitar os disparos acidentais dos grampos
-
Grampeador manual
Para o grampeador manual funcionar, é preciso que você aperte o gatilho que a ferramenta possui. Esse gatilho vai comprimir a mola que fica dentro do grampeador. A mola irá recuar rapidamente, liberando assim, as barras de tensão.
Com as barras de tensão liberadas, automaticamente a ferramenta vai inserir os grampos nas superfícies duras.
Esse equipamento é o mais indicado para uso doméstico e trabalhos menores, que não precisam ficar fazendo ações repetitivas o tempo todo. O grampeador manual exige força de quem está o manuseando, por isso, vale a pena utilizá-lo em casos muito específicos.
É bom ressaltar que esse equipamento não precisa de energia elétrica ou ar comprimido para funcionar. Além disso, é muito fácil carregar os grampos.
-
Grampeador elétrico
Esse modelo de grampeador precisa de uma fonte externa de energia, como uma tomada ou uma bateria recarregável, para que ele possa funcionar.
Com o grampeador elétrico é possível disparar vários grampos por minuto em uma superfície. No entanto, para que isso seja possível, é preciso que você aperte o gatilho a cada grampo que for aplicar.
Entre uma aplicação e outra, é necessário esperar um tempo para que o grampeador reponha os grampos. De todos, esse é o modelo mais fácil de ser operado, sendo o mais recomendado para longos trabalhos.
O grampeador elétrico grampeia de forma mais uniforme do que a ferramenta manual. Afinal, a pressão da ferramenta elétrica não oscila de acordo com a força de quem está operando-a.
Assim como o grampeador pneumático, a ferramenta elétrica também possui um gatilho de segurança, que evita os disparos acidentais dos grampos, quando ele não está pressionando uma superfície.
Para o que você deve utilizar cada tipo de grampeador?
Você deve usar cada tipo de grampeador para uma tarefa específica. Confira abaixo quais são elas:
- Pneumático: é ideal utilizar esse tipo de ferramenta em negócios como tapeçarias e carpintarias;
- Elétrico: esse tipo de ferramenta é o ideal para se ter em casa ou para ser utilizada profissionalmente para fazer pequenos reparos em sofás, calçados, molduras e gavetas;
- Manual: assim como a ferramenta elétrica, o grampeador manual é uma boa opção para uso doméstico.
Tenha muito cuidado na hora de manusear um grampeador pneumático
Na hora de usar um grampeador pneumático ou elétrico, é preciso que você preste muita atenção no que está fazendo, para prevenir possíveis acidentes.
Por isso, leia sempre o manual de instruções do equipamento e não se esqueça nunca de acionar a trava de segurança das ferramentas.
Onde comprar um grampeador pneumático?
Você sabia que é possível adquirir um grampeador pneumático no site do Meu Compressor? Pois é!
No site, além dos melhores compressores de ar do mercado, você também encontra uma vasta gama de ferramentas pneumáticas e peças de manutenção para comprar.
Então, você já sabe, né? Se quiser adquirir um grampeador, passe no site do Meu Compressor.