Ao adquirir um compressor de ar, você espera que ele seja resistente, durável e potente.
Pode ser que, em um primeiro momento, o equipamento atenda suas expectativas, mas com o passar do tempo, o compressor começa apresentar uma queda em seu desempenho.
Para que a máquina não perca a sua capacidade de trabalho, você precisa estar sempre atento aos indicativos do horímetro do compressor de ar.
O horímetro funciona como um relógio que marca o tempo que o seu compressor já trabalhou e se ele está precisando passar por uma manutenção.
Por isso, neste texto, vamos aprender mais sobre o horímetro e sobre suas funções. Confira!
O que é um horímetro?
Em suma, podemos dizer que o horímetro do compressor é um relógio que marca o tempo que o equipamento trabalhou. Ele é muito importante para o compressor funcionar corretamente. Afinal, a partir das horas que ele indica, é que o operador vai saber por qual tipo de manutenção a máquina está precisando passar. É necessário, além disso, falarmos que o horímetro não contabiliza as horas que o compressor passa desligado.Como o relógio funciona no compressor de ar?
O horímetro é um relógio que funciona marcando quantas horas o compressor trabalhou. No horímetro do compressor, por exemplo, existem quatro indicativos: H1, H2, H3 E H4. Esses informativos significam o seguinte:- H1: 1000 horas trabalhadas;
- H2: 2000 horas trabalhadas;
- H3: 3000 horas trabalhadas;
- H4: 4000 horas trabalhadas.
Qual tipo de manutenção é indicado a partir do relógio?
A cada mil horas trabalhadas, o reloginho do seu compressor pede que você faça um tipo de manutenção preventiva, sendo elas:- H1 – a cada mil horas: Troca do filtro de ar.
- H2 – a cada 2000 horas: Troca do filtro de óleo.
- H3 – a cada 3000 horas: Verificação do elemento separador.
- H4 – a cada 4000 horas: Trocar o óleo.
Existem outras manutenções que ajudam a prolongar a vida do seu compressor
Se você quiser manter o seu compressor funcionando perfeitamente, portanto, indicamos que realize algumas manutenções anualmente, como:- Troca do óleo lubrificante;
- Inspeção da válvula de segurança;
- Substituição do elemento do pré-filtro coalescente.