Oficina mecânica: dicas para montar a sua

Devido a crise financeira crescente, não é comum que as pessoas optem por trocar de carro. Por conta disso, o tempo de uso dos automóveis aumentou, o que representa uma vantagem para o setor de oficinas mecânicas, afinal, quanto maior o tempo de uso, maior a necessidade de manutenção.

Por isso, se você tem alguma formação ou interesse na área, e vontade de investir, esse é o momento. Pensando nisso, elaboramos esse artigo para te dar algumas dicas que podem ser úteis durante o processo de abertura de uma oficina mecânica.

5 dicas para quem está pensando em montar uma oficina mecânica

Pense na estrutura da oficina

Tempos atrás, quando pensávamos em uma oficina mecânica, era comum imaginarmos locais sujos e desajeitados. Contudo, já não é bem assim.

Cada vez mais as pessoas prezam por um ambiente confortável, por isso, procure um local com boa infraestrutura. Além disso, disponibilize banheiros higienizados e água. Pode parecer algo superficial, mas esses pontos são decisivos para a fidelização dos clientes.

Ainda no que diz respeito ao espaço físico, é importante procurar um local movimentado e bem localizado, assim como investir em uma fachada atrativa.

Ferramentas e estoque

Depois de escolher o local, você deve pensar nas ferramentas e produtos que precisa. Antes de fazer isso, contudo, indicamos que você faça uma lista bem planejada. Isso vai te auxiliar a comprar apenas o necessário, evitando gastos extras.

Para montar essa lista, esteja atento a todos os serviços prestados, e liste o que você usará para realizar cada um deles.

Para te ajudar nessa tarefa, portanto, trouxemos uma lista com alguns equipamentos fundamentais, acompanhe:

  • Kit completo de ferramentas básicas (chaves de fenda, chaves inglesas, de boca, etc.);
  • macaco (hidráulico, pneumático, etc.);
  • óleo para troca;
  • materiais de limpeza específicos;
  • sensores para diagnóstico de problemas;
  • principais peças para troca;
  • pneus;
  • baterias;
  • mantas de proteção contra o sol.

Providencie toda a documentação necessária

Essa é uma das partes que mais demanda tempo e atenção. Para que o estabelecimento funcione sem problemas, é importante estar em conformidade com a lei, para isso, veja o que você deve fazer:

  • Faça o Contrato Social do estabelecimento na Junta Comercial;
  • entre em contato com a Receita Federal para abrir seu CNPJ;
  • comunique-se com a Secretaria do Estado da Fazenda para providenciar a Inscrição Estadual;
  • na prefeitura municipal, solicite o alvará, Inscrição Municipal e habilitação para emissão de nota fiscal;
  • solicite visita do corpo de bombeiros para a aprovação de funcionamento.

Para garantir que não hajam outros problemas, informe-se sobre possíveis outras regras da sua região.

Contrate uma equipe capacitada

Além da sua capacitação, é importante que sua equipe também seja eficiente e capaz. É indispensável manter o seu padrão de atendimento, por isso, escolha seus funcionários com muita atenção, e se necessário, ofereça treinamentos para aperfeiçoamento.

Outro ponto importante em relação aos funcionários, é garantir que todos eles saibam realizar todos os serviços oferecidos, afinal, dessa forma não há o risco de que um cliente fique esperando enquanto têm funcionários disponíveis.

Divulgue sua empresa

O ditado deixa claro, a propaganda é a alma do negócio, por isso, não adianta ter a melhor estrutura, no melhor ponto da cidade, e não investir em uma divulgação condizente com o seu negócio.

Como uma boa rede de ar comprimido pode ajudar no dia a dia da oficina mecânica

Como sabemos, os equipamentos pneumáticos oferecem maior agilidade e qualidade ao seu trabalho. Portanto, no dia a dia de uma oficina, contar com esse tipo de ferramenta é fundamental.

Contudo, para isso, é necessário contar com uma rede de ar comprimido bem planejada e instalada, de forma que a perda de pressão e de ar seja a mínima possível.

Na loja da MeuCompressor, você encontra os melhores materiais disponíveis no mercado para te auxiliar nesse momento.