A principal função da plaina desengrossadeira é tirar todo o excesso da madeira, reduzindo-a até o tamanho exigido pelo projeto.
Apesar de existirem plainas manuais, os profissionais das marcenarias e carpintarias preferem usar as plainas desengrossadeira elétricas. Afinal, essas ferramentas facilitam o trabalho e demandam menos esforços do profissional.
Se você trabalha com madeiras e quer conhecer mais sobre a plaina desengrossadeira, portanto, continue acompanhando nosso artigo!
O que é uma plaina desengrossadeira?
A plaina desengrossadeira é um equipamento utilizado para realizar ajustes e acabamentos em peças de madeira, sejam elas curtas, longas, grossas ou, além disso, espessas.
Esse tipo de ferramenta costuma ser mais utilizado por profissionais como carpinteiros e marceneiros, e é uma máquina mais robusta do que as plainas convencionais.
Apesar dela ser um pouco maior e mais pesada do que as máquinas convencionais, a plaina desengrossadeira é portátil e, por isso, você pode levar para qualquer lugar.
Quais são as partes que compõem a plaina desengrossadeira?
As partes que compõem o sistema de uma plaina desengrossadeira são as responsáveis por definir a capacidade, potência e, além disso, o modo de uso da máquina. Confira quais são as principais partes:
- Motor: responsável pela potência total da ferramenta;
- Abertura para receber a madeira: é o que define a largura e a altura das peças que podem ir na máquina;
- Medidor regulável de profundidade;
- Facas internas: em alguns casos, as facas podem ser afiadas para que durem mais tempo;
- Saída para instalar o coletor de pó;
- Rampa de acesso para a madeira.
Quais as principais funções desenvolvidas por essa máquina?
Esse tipo de máquina pode realizar diversos serviços na madeira. Contudo, os principais trabalhos são: retirar a espessura da madeira, branquear, e alisar e polir a madeira natural.
Entenda as diferenças entre a plaina desempenadeira e a desengrossadeira
A plaina desempenadeira ou de desempeno, com também é chamada, é uma máquina utilizada para produzir uma superfície plana ao longo do comprimento de uma placa de madeira que está empenada.
Nessa plaina, a madeira desliza pela mesa da máquina, passando pelo centro da mesma, onde há uma abertura com uma ferramenta responsável pelo desempeno da madeira.
Para desempenar a madeira corretamente é preciso regular a máquina da maneira correta. A regulagem certa vai te ajudar a evitar o desperdício de madeira.
Já a plaina desengrossadeira, por outro lado, é usada para ajustar a espessura de uma peça de madeira, deixando-a do formato que você preferir.
Como citamos anteriormente, essa plaina é responsável por retirar espessura, alisar e polir a madeira natural.
Sendo assim, podemos dizer que a maior diferença entre os tipos de plaina estão relacionadas a função das duas. Uma usamos para desempenar a madeira e a outra, por outro lado, para modificar a madeira.
Qual o melhor modelo de plaina para o seu negócio?
Essa resposta vai depender de qual tipo de serviço o seu negócio oferece e, além disso, quais são as funções que você precisa que a plaina realize.
Se você costuma reaproveitar as madeiras empenadas, a plaina desempenadeira será a melhor alternativa.
Agora, se você está buscando por uma máquina que seja capaz de modificar o tamanho e, além disso, a espessura das suas madeiras, o ideal é que você adquira uma plaina desengrossadeira.
Não se esqueça de usar os EPIs na hora de trabalhar com a plaina
É muito importante que você use EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) quando for trabalhar com a plaina desengrossadeira.
Os EPIs necessários para trabalhar com essa máquina são: luvas, óculos, avental, protetor auricular e máscaras.
Os óculos são responsáveis por proteger seus olhos contra a poeira da madeira e a máscara ajuda a impedir que as lascas de madeira machuquem o seu rosto.
E aí? Curtiu as dicas do MeuCompressor nesse artigo? Esperamos que sim! Em nosso blog, postamos várias dicas e informações sobre ferramentas e compressores de ar, por isso, não deixe de conferir os outros posts!