5 usos do compressor que prejudicam a eficiência energética

Não podemos negar que o ar comprimido é um dos itens mais versáteis da indústria. Podemos utilizá-lo em diversos processos industriais e, com isso, garantir agilidade em várias atividades.

Mas muitas vezes, porém, ele acaba sendo usado em situações corriqueiras, nas quais ele poderia ser substituído por materiais ou ferramentas menos custosas e mais simples.

Por isso, se você se preocupa com a eficiência energética da sua empresa, confira cinco usos indevidos do ar que você deve evitar, e descubra quais ferramentas podem substituí-lo.

5 usos do compressor que podem prejudicar a eficiência energética da sua empresa

Limpeza de equipamentos industriais ou de ambientes

É muito comum que as pessoas utilizem o ar comprimido para limpar ambientes ou equipamentos industriais e isso pode prejudicar a eficiência energética do seu compressor.

Para evitar o comprometimento da eficiência energética, portanto, faça a limpeza com os seguintes equipamentos: sopradores, ventiladores, máquinas de pressão de água, escovas e vassouras.

Essas ferramentas não consomem energia elétrica e, além disso, fazem a limpeza de forma mais eficiente do que o compressor de ar.

Fazer o resfriamento de ambientes pode prejudicar sua eficiência energética

Usar o ar comprimido para refrescar os ambientes além de ser inapropriado também é negligente, pois essa ação resulta em desperdício de energia e coloca a vida dos colaboradores em risco.

Então, se você deseja resfriar a sua indústria, indicamos que você utilize ventiladores ou um sistema de ar condicionado.

Usar o ar comprimido para fazer agitação e mistura pode prejudicar a eficiência energética do compressor

O uso do compressor de ar para agitar e misturar elementos, por exemplo, não é indicado. Para essa tarefa, portanto, você pode usar sopradores, ventiladores, misturadores ou ferramentas mais simples, como os impelidores.

Espelhamento e polvilhamento

O espelhamento e o polvilhamento também são dois processos que podem ser feitos por sopradores de baixa pressão ou por misturadores.

Esses dois equipamentos são melhores para esse tipo de tarefa e, além disso, são mais econômicos do que o compressor de ar.

Para saber qual é a ferramenta mais adequada para essas tarefas, é necessário que você faça uma análise da sua demanda de trabalho.

Deslocamento

A sua linha de produção depende do deslocamento de um componente do seu produto de uma máquina para a outra? Então, não use o compressor de ar para isso.

Para executar essa tarefa, o mais indicado é utilizar um soprador de baixa ou média pressão.

O soprador é bem mais econômico e eficiente que o compressor de ar e não prejudica a eficiência energética da sua indústria.

Compressor de ar industrial: o mais indicado para as indústrias

Se depois de ler o texto você tiver entendido que a melhor opção para a sua empresa ainda é utilizar o compressor de ar, nós indicamos que você use o compressor de ar industrial.

Afinal, o compressor de ar é mais robusto e eficiente que os compressores convencionais e garante maior eficiência energética para o seu estabelecimento.

Quer saber mais sobre o compressor industrial? Leia este artigo: Como funciona o compressor de ar industrial?