Sabemos que não é somente o meio industrial que utiliza sistemas envolvendo pressão. As oficinas mecânicas, funilarias e consultórios odontológicos também são exemplos de negócios que trabalham utilizando a pressurização.
Como você deve imaginar, a pressão, em certas atividades, pode oferecer alto risco aos trabalhadores e causar acidentes gravíssimos.
Portanto, para evitar acidentes, os ramos que trabalham com equipamentos de pressão, acabam usando um equipamento chamado pressostato.
Por exemplo: estabelecimentos que utilizam compressores de ar precisam trabalhar com um pressostato em conjunto.
Mas será que todos sabem porque o pressostato é tão importante para a segurança dos trabalhadores?
Neste texto, vamos explicar mais sobre o pressostato e quais são as funções do equipamento no compressor de ar. Confira abaixo.
O que é um pressostato?
Definimos o pressostato como um instrumento de medição ou como um equipamento de proteção. Ele é instalado em máquinas e dispositivos que trabalham pressurizados.
Este equipamento possui em seu sistema, por exemplo, os seguintes componentes:
- Mecanismo de ajuste ou controlador:
Responsável por criar os pontos de ajuste mínimos e máximos para que o pressostato funcione corretamente.
- Elemento Sensor:
Essa parte do pressostato é responsável por monitorar a pressão de trabalho gerada pelos fluidos que passam pelo pressostato.
O elemento sensor atua no momento em que a pressão atinge valores maiores dos que foram definidos. Ele pode ser constituído por um pistão, um transmissor, fole ou diafragma.
- Chave de interrupção:
A chave de interrupção depende da atuação do elemento sensor para acionar.
Essa parte possui contatos abertos (NA) e fechados (NF), que são ligados quando o pressostato atua, gerando assim, uma resposta ao circuito elétrico onde o equipamento está conectado.
Para que serve o pressostato?
O pressostato é usado como um dispositivo de proteção e, além disso, tem como finalidade, controlar a pressão das máquinas e proteger os equipamentos contra sobrepressões e subpressões.
Ele também serve para emitir uma resposta elétrica quando acionamos os equipamentos, criando um alerta para os operadores caso haja algo de errado com a máquina.
Para que serve o pressostato do compressor de ar?
O compressor de ar é um equipamento muito utilizado em diversos ramos industriais e seu funcionamento exerce influência sob inúmeros processos. Contudo, apesar dele ser um equipamento comum, é uma máquina que trabalha com muitas questões críticas.
Você deve controlar diariamente o vaso de pressão e o cilindro do compressor. Caso contrário, acidentes graves e danos financeiros podem acontecer.
Para evitar esses problemas, é preciso, por exemplo, que o compressor trabalhe em conjunto com o pressostato.
O pressostato do compressor funciona como uma chave elétrica, que abre e fecha um contato elétrico, que acaba, portanto, desligando o motor que pressiona o ar dentro do cilindro.
As funções do pressostato do compressor são basicamente as seguintes:
- Manter a pressão mínima necessária de ar comprimido dentro do cilindro;
- Não permitir que a pressão exceda o limite máximo dentro do cilindro.
Os fabricantes devem determinar os valores mínimo e máximo de pressão do cilindro do compressor.
Apenas profissionais devem fazer a instalação e parametrização do pressostato do compressor. Portanto, se você não tem conhecimento o suficiente sobre o assunto, não faça a instalação sozinho!
A instalação mau feita é a grande responsável pelos acidentes
Grande parte dos acidentes graves relacionados ao compressor, por exemplo, se devem à falta de conhecimento de quem faz a instalação do equipamento e de seus componentes.
Como o compressor acaba sendo usado por muita gente, é normal que eles tornem-se alvos de experiências de iniciantes que, por muitas vezes, acabam mal sucedidas.
Aprenda a substituir o pressostato do compressor
Caso o seu pressostato do compressor tenha quebrado, por exemplo, será necessário que você substitua o equipamento.
Se o pressostato for rosqueável, é bem fácil de efetuar a troca: basta desrosquear o equipamento e colocar outro no lugar.
Mas, se o seu pressostato tiver solda, você deve esvaziar todo o ar comprimido de dentro do cilindro para depois efetuar a troca.
Seu equipamento quebrou e você precisa comprar outro? No site do MeuCompressor você encontra vários modelos de pressostato do compressor.
Deseja comprar no MeuCompressor? Clique aqui! ↩️