Não é fácil escolher qual é o compressor ideal para o seu tipo de negócio ou para uso doméstico, não é mesmo?
Existem inúmeras opções de compressores disponíveis no mercado, portanto, é comum que as pessoas fiquem em dúvida na hora de escolher qual é o ideal.
Por isso, nós criamos esse artigo para tirar as suas dúvidas sobre qual é o compressor ideal para as suas necessidades.
O que você precisa saber na hora de escolher o compressor ideal?
Na hora de escolher um compressor ideal, existem alguns dados dos equipamentos que você precisa levar em consideração, como por exemplo:
- Frequência de uso: você vai utilizá-lo muitas vezes? Vai utilizar todos os dias da semana?
- Pressão: você precisa de um compressor que seja mais potente em relação a pressão? O seu equipamento pode ter uma pressão mais fraca que não irá atrapalhar o seu trabalho?
- Vazão: o consumo de ar comprimido dos seus aparelhos e ferramentas é alto ou baixo?
Qual o tipo de compressor ideal para meu negócio?
Compressor de pistão
Caso você seja dono de postos de combustíveis, borracharias, oficinas, pequenas fábricas ou centros automotivos, por exemplo, o compressor ideal é o de pistão.
O compressor de pistão é um equipamento que comprime o ar através dos movimentos de subida e descida que o pistão executa dentro do cilindro da máquina.
Quando o pistão desce, ele aspira o ar e quando ele sobe, portanto, comprime o ar, e o libera pela placa de válvula do compressor.
Geralmente, utilizamos esses compressores para aplicações de ar comprimido em ferramentas de baixo consumo.
Compressor de parafuso
Contudo, se você precisa utilizar o compressor de maneira contínua e durante muitas horas por dia, o ideal é que você invista em um compressor de parafuso.
Você deve utilizar o compressor parafuso em pequenas, médias e grandes empresas que trabalham com serviços como: corte a laser, jateamento, fundição etc.
O compressor parafuso funciona da seguinte forma: o ar é comprimido através do movimento rotativo que os dois parafusos presentes no equipamento fazem, um contra o outro.
Esse movimento aspira o ar pela admissão, comprime entre os parafusos junto ao filme de óleo e libera por uma descarga.
Você não deve utilizar esse tipo de compressor em indústrias farmacêuticas e alimentícias, afinal, dentro do equipamento o ar entra em contato com as partículas de óleo.
Compressor alternativo
Se sua empresa funciona apenas em um período do dia, o compressor ideal é o alternativo, pois eles são robustos e funcionam gastando um pouco mais de energia que os outros equipamentos citados acima.
Para garantir a vida útil do compressor alternativo, contudo, é preciso que ele passe por uma manutenção a cada 200 horas de uso.
Qual o compressor recomendado para uso doméstico?
Se você deseja usar o compressor apenas em sua casa para realizar pequenas pinturas, limpeza de peças, encher pneus de bicicletas e balões de festa no geral, por exemplo, o recomendado é que você opte por um motor compressor.
Trata-se de um equipamento portátil, que você pode carregar facilmente e ainda produz pouco ruído. Outro ponto importante é o baixo consumo de energia elétrica
Existe um compressor próprio para consultórios odontológicos
O compressor odontológico é de extrema importância para os dentistas, afinal, as cadeiras odontológicas precisam do equipamento para funcionar. Esse tipo de compressor tem a função de distribuir ar comprimido para que os equipamentos da cadeira odontológica funcionem.
Se você deseja saber mais sobre os compressores odontológicos, leia o artigo do nosso blog que fala sobre isso e que vai te ajudar a comprar o compressor ideal para o seu consultório.