Excesso de água na rede de ar: como resolver?

Quem trabalha com compressor de ar sabe que é comum o equipamento gerar um excesso de água na rede de ar. Apesar de ser comum, a presença de água na rede de ar é extremamente perigosa para quem trabalha com compressores e também pode afetar o funcionamento da máquina. A principal causa do excesso de água na rede de ar acontecer é a falta de tratamento do ar comprimido, mas também existem outros fatores que podem acarretar esse problema. Quer saber mais sobre esses problemas? Acompanhe nosso artigo abaixo!

O que pode estar gerando o excesso de água na rede de ar?

Falta de purgadores na rede de ar

O compressor de ar produz uma água muito corrosiva, chamada de condensado. Ela é lotada de partículas de óleo e, com o passar do tempo, enferruja o reservatório por dentro. O excesso de condensado dentro do equipamento e a corrosão que ele causa, podem fazer, por exemplo, com que o compressor de ar chegue a explodir. Portanto, para evitar o excesso de água na rede de ar, instale um purgador dentro do reservatório. Essa peça será a grande responsável por drenar o condensado e, assim sendo, por te ajudar a evitar grandes problemas.

Alto índice de umidade gera excesso de água na rede de ar

Como já citamos em alguns textos do nosso blog, por exemplo, é muito importante atentar-se ao local onde você vai instalar o seu compressor de ar. Se você instalar seus equipamentos em um lugar muito úmido, por exemplo, quando a máquina estiver puxando o ar atmosférico para transformar em ar comprimido, ela puxará também a umidade do ar. Essa umidade alta vai ser convertida em excesso de água na rede de ar.

Alta temperatura na descarga do compressor

Os compressores de ar são desenvolvidos para trabalhar em temperaturas altas, mas apesar dessa tecnologia, há um limite de graus que o equipamento pode atingir. Existem compressores que podem atingir até 40ºC e alguns que chegam até 45ºC. O compressor costuma esquentar quando está funcionando e, além disso, quando ele puxa o ar atmosférico com umidade para dentro de seu sistema, ocorre um processo chamado de condensação. Como você pode imaginar, é a condensação a grande responsável por gerar o excesso de água na rede de ar.

Quais problemas o excesso de água pode causar?

Sem dúvida nenhuma, o excesso de água na rede de ar pode causar sérios problemas ao seu compressor. Os problemas gerados pela água em excesso podem ser, por exemplo, os seguintes:
  • Tubulações corroídas;
  • Aumento de partículas poluentes no ar comprimido;
  • Filtros de ar entupidos;
  • Desgastes nas ferramentas pneumáticas;
  • Saturação dos elementos coalescentes;
  • Buracos no compressor;
  • Perda de energia elétrica por conta da queda de pressão do sistema;
  • Prejuízos em máquinas e equipamentos sofisticados.

Como resolver o problema do excesso de água?

Não tente, de forma alguma, fazer nenhum tipo de manutenção corretiva sozinho. O ideal, portanto, é sempre chamar um técnico capacitado para resolver os seus problemas. Para solucionar o excesso de água na rede de ar causado pela falta de purgadores na rede, é bem simples, basta você instalar a peça. Existem diversos tipos de purgadores, inclusive automáticos, então escolha bem na hora de comprá-lo. Se o seu problema está na alta umidade do ar, por exemplo, você deve investir em acessórios para fazer a secagem do ar completamente. Você também deve utilizar um sistema de remoção de água pós compressão (after cooler). O after cooler é responsável por esvaziar completamente o seu compressor depois que você o utiliza. No caso do problema ser a alta temperatura do compressor, contudo, é preciso que você analise se ele está instalado em um local bem ventilado e se não existe nenhum tipo de obstrução no sistema de refrigeração do compressor, como: radiador sujo, máquina instalada muito próxima a parede ou radiador sujo. No site do Meu Compressor você encontra uma enorme variedade de produtos que podem te ajudar a solucionar o excesso de água.
Excesso de água no filtro de ar: como resolver?