Cuidados necessários para a instalação de um sistema de ar comprimido

Você investiu em um compressor de ar e agora não sabe como fazer a instalação? É muito comum que as dúvidas sobre a instalação de um sistema de ar comprimido surjam após a compra do equipamento. No entanto, é importante que você não se aventure nisso, mas procure um profissional qualificado para realizar a instalação do seu compressor de ar.

Instalar um compressor de ar requer alguns cuidados específicos. Você deve se atentar ao local, a posição, a rede elétrica, entre outros. Todos esses pontos de atenção servem para que você não tenha problemas futuros com o seu equipamento. Ou seja, quanto mais cautela você tem na hora da instalação, melhor será o desempenho do seu compressor.

Por este motivo, preparamos este conteúdo com algumas dicas do que você deve fazer. Continue acompanhando e anote tudo!

Onde instalar o sistema de ar comprimido?

A primeira coisa que você deve pensar para instalar o seu equipamento é o local. Isso porque o ideal é instalar o compressor em uma área coberta e bem ventilada. Além disso, o espaço necessita ser livre de umidade e poeira e toda a poluição que pode haver no ar. Com isso, o equipamento tem mais vida útil.

Existem vários modelos de compressores de ar e, dependendo do que você escolheu, não é recomendável que instale em local que fique muito próximo de clientes e funcionários, já que ele pode ser um pouco barulhento. Outra dica, é fazer o revestimento do local com isolamento acústico. Muitos optam por fazer com azulejos, mas devido o barulho emitido, o isolamento é o mais recomendado. No mais, fique atento a temperatura do ambiente, pois ela não pode ser superior a 40˚C.

Qual a melhor posição para o compressor de ar?

Para garantir uma ventilação adequada, a instalação segue os seguintes parâmetros: compressor a 100 centímetros de distância das paredes e 250cm do teto. Isso facilitará a manutenção preventiva do equipamento. Por isso, o tamanho do local da instalação precisa seguir as recomendações, além das outras precauções citadas acima.

Além disso, em alguns locais específicos não recomenda-se instalar o equipamento. Alguns dos locais impróprios são: sótãos e sacadas ou locais semelhantes. Isso porque instalar em locais impróprios pode trazer riscos para o profissional que for realizar a manutenção ou o conserto do seu compressor.

Como fazer a conexão do compressor de ar?

Para que a instalação seja adequada, é preciso conectar o compressor à rede de ar da melhor forma. Assim, para fazer a conexão do compressor à rede, é preciso de uma mangueira de borracha ou um mangote maleável.

Essa ação é importante para não repassar para o reservatório de ar a trepidação, expansão térmica, o peso da tubulação, e choques mecânico ou térmico.

Rede elétrica para o sistema de ar comprimido

Antes de mais nada, é ideal que você consulte um eletricista para avaliar a sua rede elétrica. Com isso, ele pode identificar e selecionar os dispositivos de alimentação e proteção. Além disso, para essa seleção ele deve seguir a NBR 5410, norma que evita choques e curto circuito em uma rede elétrica.

Em seguida, você deve verificar se a tensão do seu compressor de ar corresponde com a tensão do local. E, também, se os cabos de alimentação estão de acordo com a potência do motor, tensão da rede e distância da fonte de energia.

Melhor qualidade do ar comprimido

A qualidade do ar comprido é muito importante para que o seu compressor funcione bem. Existem locais que necessitam de um ar livre de partículas de óleo, pó, fragmentos de peças, entre outras impurezas, ou seja, de um ar de qualidade.

Para isso, você vai precisar instalar drenos pela tubulação, pré e pós filtros especiais, secador ou resfriador de ar. Tudo instalado de acordo com as recomendações do fabricante. As instalações devem ser próximas ao compressor de ar ou ao ponto de utilização do ar.

Para que o seu sistema de ar comprimido funcione adequadamente, é importante que você esteja atento as recomendações acima. Somente assim, você tem a certeza que o seu compressor de ar irá proporcionar o ar na qualidade desejada.

Sendo assim, sempre consulte um profissional qualificado tanto para verificar a rede elétrica, como para instalar o seu sistema de ar. Não é recomendável que você se aventure para fazer a instalação, já que ela é complexa e necessita de conhecimentos técnicos. Então, procure os profissionais corretos e tenha uma ótima experiência com o seu compressor de ar.

Deseja comprar um compressor de ar? Então acesse o site do Meu Compressor e encontre o ideal para você!

Cuidados para a instalação de um sistema de ar comprimido