O reservatório de ar comprimido é fundamental para os profissionais que trabalham com compressores de ar.
A principal função do reservatório é gerar equilíbrio e armazenamento de pressão entre o compressor e os sistemas de consumo. Isso acaba resultando em estabilidade na distribuição do ar comprimido.
Este equipamento é muito útil em vários momentos, como por exemplo, quando você deseja aumentar a capacidade de ar comprimido disponível para os seus trabalhos.
Podemos dizer que o reservatório de ar comprimido funciona como um segundo pulmão para o seu compressor. Afinal, ele pode armazenar uma quantidade de ar a mais para o equipamento funcionar.
Ou seja, se você tem um compressor de ar com capacidade de 200L e um reservatório com capacidade de 500L, por exemplo, você terá, no total, 700L.
Quais são as outras funções do reservatório de ar comprimido?
Além de oferecer uma quantidade extra de ar para os compressores, o reservatório de ar comprimido também aumenta a duração entre a carga e o alívio da máquina.
Essa função ajuda o compressor a durar mais pois, utilizando-a, você exige menos da sua máquina.
Ela também resulta na queda da temperatura do ar comprimido, já que expande o ar para efetuar a troca de calor.
Alguns tipos mais específicos de reservatórios de ar comprimido permitem ainda uma regulagem adequada dos ciclos de carga dos compressores.
Além disso, existem outras vantagens em usar o reservatório de ar comprimido, como por exemplo, a economia de energia, o controle do fluxo de ar, mais segurança e a drenagem do ar condensado presente no no ar do compressor.
O reservatório garante também mais segurança, já que conta com sistemas de controle de fluxo de ar que não corrigem as pressões elevadas dos picos de consumo.
Já a economia de energia acontece pois, quando falta ar comprimido para as ferramentas pneumáticas, o compressor é ligado para gerar mais ar. Quando você possui um reservatório de ar comprimido, porém, esse liga e desliga acontece menos.
Com isso, os picos de energia, que acontecem quando o compressor é ligado, ficam menores e a economia acontece.
Como instalar o reservatório de ar comprimido?
Instale o reservatório de ar em um local fresco, isso permitirá que o ar condensado seja precipitado no reservatório, o que vai reduzir os custos de instalação dos dispositivos usados para tirar o ar condensado ao longo da instalação pneumática.
Além disso, devemos instalar o reservatório em um lugar onde ele possa ser inspecionado e receber manutenção regularmente.
Devemos, ainda, montar o reservatório de ar sobre bases de fundação adequadas. É preciso levar em conta que as tensões sobre as bases aumentam significativamente durante os testes hidrostáticos quando o reservatório está cheio de água.
Os cuidados com a instalação do reservatório de ar comprimido devem sempre levar em conta o perigo presente na utilização do equipamento. É indicado, por exemplo, que ele seja posicionado em locais onde os trabalhadores não ficam durante muito tempo.
Como escolher o reservatório ideal para sua necessidade?
Na hora de escolher o reservatório de ar comprimido ideal para você, é preciso que analisar o seu compressor e saber se ele conta com uma vazão de, pelo menos, 20 pés cúbicos por minuto.
Avalie a sua rotina diária de trabalho também, afinal, há casos onde compensa mais investir em um reservatório do que comprar um compressor de ar com maior capacidade volumétrica.
Isso porque, na maioria das vezes, utilizamos os reservatórios de ar em compressores com tanques pequenos, apesar de também ser possível usar em compressores de grande porte.
O reservatório ideal será, também, aquele que cabe no espaço da sua empresa, podendo ser horizontal ou vertical.
Descubra onde comprar o seu reservatório de ar
Escolha uma marca conhecida e conceituada no mercado, isso faz toda diferença. No site do Meu Compressor, você encontra reservatórios de ar verticais da Schulz para adquirir para o seu negócio.