Como o próprio nome já diz, o filtro de ar coalescente é um filtro instalado após a saída de ar do compressor para a rede e têm como função filtrar o ar que é produzido pelo equipamento.
Todo compressor lubrificado com óleo, independente da marca, produz um ar comprimido cheio de contaminantes, úmido e com partículas de óleo.
O filtro de ar coalescente, contudo, retém as partículas de óleo e uma parte da umidade gerada pelo compressor. Isso evita o envio de resíduos para a rede.
Esse filtro é indispensável para todos os tipos de compressores, mas principalmente para os utilizados em consultórios odontológicos, hospitais e indústrias alimentícias. Esses lugares necessitam de um ar comprimido limpo para não contaminar as pessoas e nem os produtos.
Para que serve o filtro de ar coalescente no compressor?
O filtro de ar coalescente filtra e, além disso, elimina todas as impurezas da sua rede de ar comprimido.
Ele é o grande responsável por garantir que o ar produzido pelo compressor estará isento de impurezas e pronto para uso.
Nas clínicas odontológicas, é comum que utilizem um compressor de ar isento de óleo, mas isso não dispensa a utilização de filtro de ar coalescente no equipamento. Afinal, o ar aspirado pelo compressor é cheio de impurezas e úmido.
Ele também impede que a água presente no reservatório das cadeiras odontológicas vá direto para a boca dos clientes.
No caso dos compressores utilizados em pinturas, por exemplo, o filtro evita que a umidade chegue até a tinta. O que garante que não sejam criadas bolhas de ar em sua pintura.
É bom lembrar que, para um filtro de ar continuar funcionando perfeitamente, ele precisa passar por manutenções periodicamente, além disso, é preciso fazer a troca dos elementos filtrantes que vão dentro dos filtros. O tempo de troca é determinado de acordo com o ambiente em que o compressor está instalado.
Entenda como fazer a limpeza do seu filtro de ar coalescente
O modo como você deve fazer a limpeza do seu filtro de ar coalescente vai depender do modelo da peça.
Alguns filtros possuem, por exemplo, um dreno manual ou automático. Esse dreno, é responsável por retirar os resíduos condensados que ficam ao longo do copo e, nesses casos, o processo de limpeza é bem mais tranquilo.
Para fazer a limpeza nesse tipo de filtro de ar coalescente, basta acionar o dreno e esperar que ele elimine o acúmulo de óleo e água.
No caso dos filtros que não possuem dreno, o processo de limpeza é um pouco mais complicado. Para limpar, você deve abrir seu filtro, remover o elemento filtrante e limpá-lo manualmente.
Lembre-se de não utilizar produtos abrasivos na hora da limpeza, pois eles podem danificar o seu filtro.
Caso só a limpeza não esteja sendo suficiente para garantir bom funcionamento do filtro, faça a troca do mesmo.
Como fazer a troca do filtro de ar?
Para fazer a troca do filtro de ar coalescente, é preciso que primeiro você desligue o seu compressor e, além disso, se assegure que o reservatório e a rede de ar estão vazios. Feito isso, você deve remover o filtro de ar de dentro do compressor.
Alguns modelos de filtro, por exemplo, vem rosqueados ao equipamento. Nesses casos, é necessário que você o desrosqueie para conseguir remover o elemento filtrante instalado.
Você não vai precisar utilizar nenhum tipo de ferramenta para realizar a troca do seu filtro de ar.
Depois de remover o filtro do compressor, você deve retirar o elemento filtrante de dentro do filtro. Esse elemento pode ser feito de espuma ou fibra e tem um formato de tubo.
Agora, basta você encaixar o novo elemento e rosquear o filtro de ar coalescente no compressor de ar novamente.
Qual o melhor tipo de filtro para os compressores?
Para cada tipo de compressor, existe um tipo de filtro de ar coalescente. Por isso, na hora de adquirir o seu compressor, converse com um técnico especializado.
Aqui no Meu Compressor, você encontra profissionais capacitados para te ajudar a escolher o filtro ideal.
Caso esteja precisando de ajuda, entre em contato conosco!