Se você trabalha com compressor de ar ou com ferramenta pneumática já deve saber que a umidade produzida a partir da compressão do ar pode atrapalhar a sua produção.
A umidade além de atrapalhar sua linha de produção pode fazer com que os equipamentos estraguem permanentemente.
Mas o que fazer quando toda partícula de ar carrega junto consigo uma quantidade considerável de água em forma de vapor?
Para comprimir o ar atmosférico com qualidade, é necessário usar em conjunto com o compressor, um equipamento chamado secador de ar comprimido.
Existem dois modelos de secador: o secador de ar por absorção e o de refrigeração.
Neste texto, vamos lhe explicar a diferença entre o secador de ar por absorção e o de refrigeração. Continue acompanhando o artigo!
Índice de conteúdo do texto:
- Como funciona o secador de ar por absorção?;
- Como funciona o secador por refrigeração?;
- Afinal, qual é a diferença entre o secador de ar por absorção e o de refrigeração?
Como funciona o secador de ar por absorção?
O secador de ar por absorção funciona através de um processo químico.
Dentro deste equipamento, o vapor d’água é sugado por um material de absorção.
Vale lembrar que o processo de secagem acontece por osmose. Desse modo, o material de absorção pode ser líquido ou sólido, como por exemplo o cloreto de sódio ou ácido sulfúrico.
O ácido sulfúrico além de absorver a água do ar, também evita desgaste nos equipamentos devido a corrosão.
Como funciona o processo de secagem por refrigeração?
Antes de explicar sobre o processo de secagem feita por refrigeração, vamos lhe explicar mais detalhadamente sobre a umidade do ar.
A umidade do ar também pode ser chamada de umidade relativa do ar, por tratar-se de uma quantidade específica de umidade dada a um volume de ar também específico.
Desse modo, como um fluido, o ar se contrai e só se expande em caso de aquecimento ou de resfriamento.
Quando o ar é contraído, ele diminui sua capacidade de segurar a umidade em suas moléculas.
Assim, o ar se reduz até o chamado ponto de orvalho. Ou seja, a quantidade de umidade no ar aumenta consideravelmente.
É por meio deste princípio que os secadores por refrigeração funcionam: eles resfriam o ar comprimido e, tudo aquilo que não cabe mais, é descartado para o reservatório de umidade.
Este reservatório serve para armazenar o condensado, os óleos e as partículas sólidas contidas no ar comprimido.
Afinal, qual é a diferença entre o secador de ar por absorção e o de refrigeração?
Como você pode perceber com nosso texto, a diferença entre o secador por absorção e o de refrigeração está diretamente ligada a como eles funcionam.
O secador de ar por absorção tira do ar comprimido a umidade por meio de um processo químico. Já o secador de refrigeração retira a umidade do ar através do resfriamento do ar comprimido.
Embora os secadores funcionem de forma distintas, eles produzem o mesmo resultado: ar comprimido seco e livre de impurezas.
Agora que você já sabe qual é a diferença entre os dois, que tal comprar o seu secador por absorção no site MeuCompressor?
Em nosso site, você pode comprar o seu secador por absorção e recebê-lo gratuitamente em sua empresa. Para comprar, basta acessar o nosso site através deste link aqui!