O secador de ar comprimido é uma peça fundamental para o compressor, afinal, ele é o grande responsável por eliminar a água do ar comprimido, deixando-o praticamente seco.
Quando um compressor de ar trabalha sem a ajuda de um secador, a umidade existente no ambiente é absorvida pelo equipamento e distribuída pelo sistema.
Essa água, acaba prejudicando a performance do equipamento, gerando inúmeros danos e, portanto, diminuindo a vida útil do compressor. Por isso, é tão importante.
O processo de secagem pode acontecer das seguintes formas: refrigeração, adsorção, absorção ou, além disso, por membrana.
Abaixo, vamos explicar melhor como funciona cada tipo de secador de ar comprimido, confira:
Conheça os tipos de secador de ar comprimido
Secador de ar comprimido refrigerado
Esse produto funciona resfriando o ar a partir do momento em que ele entra no secador.
Dessa forma, o condensado do vapor d’água, num segundo momento, é reaquecido para atingir o volume e a pressão de entrada no secador.
Esse tipo de secador de ar comprimido é o mais utilizado para aplicações sensíveis à condensados. Isso porque, elas deixam uma boa parte do vapor no ar.
Secador de ar por adsorção
O secador de ar por adsorção é composto por duas colunas que possuem um material dessecante.
Esse material absorve as moléculas do condensado em uma das colunas. Quando elas atingem o seu ponto alto de saturação de absorção, portanto, o sentido do ar é invertido para a outra coluna. Essa inversão acontece para que ocorra uma limpeza na coluna que já saturou.
As indústrias alimentícias e farmacêuticas, por exemplo, são as que mais utilizam esse tipo de equipamento.
Secador de ar por absorção
A secagem por absorção acontece por meio de um processo químico.
O material de absorção absorve os resquícios d’água. Depois disso, a secagem ocorre por osmose. Cloreto de sódio ou ácido sulfúrico são alguns desses materiais.
Os elementos químicos, principalmente o ácido sulfúrico, evitam o desgaste do compressor causado devido à corrosão.
Secador de ar comprimido por membrana
O secador de membrana usa o processo de permeação seletiva dos componentes do gás no ar.
Ele é um cilindro que aloja inúmeras pequenas fibras de polímero oco como revestimento interno. Essas fibras são as grandes responsáveis por remover o vapor de água.
Depois que o vapor de água é filtrado, portanto, o ar comprimido úmido entra no cilindro e o revestimento da membrana. Isso permite que o vapor de água penetre na parede da membrana e, com isso, se acumule entre as fibras.
Feito isso, o ar seco segue pelas fibras no cilindro quase na mesma pressão que o ar úmido está entrando, balanceando assim, o processo de secagem.
A água que chega ao filtro, é eliminada para fora do cilindro.
Qual a importância de utilizar esse equipamento?
O secador de ar comprimido garante maior qualidade para o ar e, além disso, ele também garante que os compressores atinjam excelentes desempenhos e resultados satisfatórios.
O secador também oferece maior durabilidade para o seu compressor, afinal, ele garante que a água não entre em contato com as partes do equipamento que podem enferrujar.
Onde comprar um secador?
Se você ainda não tem um secador de ar comprimido e deseja adquirir, entre no site do MeuCompressor e escolha o que melhor te atende. Em nosso site, você encontra secador de refrigeração e de adsorção disponíveis para compra.
Agora que você já sabe para que serve um secador de ar, que tal descobrir a importância do filtro coalescente para o compressor de ar?