Ar comprimido hospitalar: para que é usado?

Como sabemos, o ar comprimido possui funções muito diversas, inclusive, em ambiente hospitalar. Mas você sabe exatamente quais as suas funções na área da saúde?

A fim de te explicar isso, elaboramos esse texto, onde vamos listar os principais usos, acompanhe.

Ar comprimido hospitalar e industrial

Como você já deve ter imaginado, o ar usado nas indústrias é bem diferente do hospitalar, afinal, é necessário que ele seja completamente limpo para não oferecer riscos à saúde dos pacientes.

Por conta disso, o processo de filtragem desse tipo de ar é muito mais rigoroso, já que ele não deve ter contaminantes e nem um tipo de odor, como no caso do ar utilizado nos consultórios odontológicos, por exemplo.

Usos do ar comprimido hospitalar

Podemos utilizar o ar comprimido hospitalar em funções que vão desde a limpeza do ambiente, transporte de medicamentos e documentos, e até mesmo no tratamento de determinadas doenças. Veja um pouco mais sobre isso.

Sala de operações

Durante alguns processos cirúrgicos, é necessário sedar totalmente o paciente. Contudo, é fundamental que ele continue respirando normalmente, caso contrário, podem ocorrer problemas gravíssimos e até mesmo a morte.

Por isso essa é uma das funções mais importantes do ar comprimido dentro de um hospital: a ventilação mecânica.

A importância do ar comprimido pôde ser observada, por exemplo, durante a epidemia de Covid-19, onde a maioria das unidades respiratórias do país estava lotada, o que causou sérios problemas de saúde pública.

Além da respiração mecânica, podemos utilizar o ar comprimido, também, para o funcionamento de determinadas ferramentas, aplicação de anestesias, inalação, etc.

Sistemas de filtragem de ar

Dentro dos hospitais é necessário tomar diversos cuidados com a qualidade do ar.

É fundamental que o ar presente no ambiente seja totalmente seco, livre de contaminantes e, além disso, mantenha-se na temperatura adequada para evitar a proliferação de certas doenças.

Por conta disso, é necessário que todos os equipamentos utilizados nesse processo sejam de total qualidade.

Outros usos para o ar comprimido hospitalar

Além do que já mencionamos, o ar comprimido nos hospitais pode servir para os serviços de manutenção. Afinal, é responsável pelo funcionamento de ferramentas pneumáticas.

Como se não bastasse, os funcionários podem utilizar o ar comprimido também para realizar a limpeza dos ambientes, encher colchões e rodas de macas e cadeiras de rodas, etc.

Quais cuidados tomar com o ar comprimido dos hospitais?

Como dissemos no começo do texto, ao ar hospitalar, assim como o usado nas clínicas odontológicas, deve ser totalmente puro. Por isso, é muito importante estar atento aos seguintes fatores:

  • Pureza do ar: é fundamental que os elementos filtrantes utilizados sejam próprios para o ambiente hospitalar, além disso, certifique-se de que as trocas são feitas no tempo correto.
  • Manutenções: as manutenções tanto no compressor quanto na rede de ar comprimido são fundamentais. Afinal, caso não ocorram, alguns problemas podem passar despercebidos, tornando-se cada vez mais prejudiciais para o sistema no geral.
  • Segurança: é importante que todos os itens presentes no seu sistema tenham sido aprovados pelo órgão regulamentador, como a ANVISA.

Esses são os principais pontos de atenção que garantem a qualidade do ar oferecido nos hospitais.