Os atuadores pneumáticos, são responsáveis por transformar a energia pneumática em energia cinética, ocasionando, portanto, movimento.
Pensando no contexto industrial, os atuadores são indispensáveis, já que sem eles, não seria possível, por exemplo, levantar facilmente peças pesadas.
Podemos dividir os atuadores nos seguintes tipos:
- Simples ação;
- dupla ação;
- lineares e
- rotativos.
Atuadores pneumáticos de simples ação
Os atuadores pneumáticos de simples ação, podem ser descritos, por exemplo, como atuadores lineares, que possuem apenas uma porta para a entrada do ar.
Geralmente, esse tipo de atuador utiliza uma mola interna, ou até mesmo a própria gravidade, para que o pistão retorne para a posição inicial, fazendo com que toda a pressão do ar saia do sistema.
Atuadores pneumáticos de dupla ação
No caso dos atuadores de dupla ação, contudo, existe uma porta em cada uma das extremidades. Esse fato possibilita que o pistão possa ser movido para frente e para trás.
Esse tipo de atuador demanda maior gasto de energia que um de simples ação, contudo, é indispensável em determinados tipos de atividade.
Atuadores lineares
Esse tipo de atuador, portanto, consiste em um pistão, um cilindro oco e um acionador externo.
Esses atuadores realizam movimentos lineares, chamados de curso do cilindro.
No caso desse tipo de atuador, para que o pistão retorne para sua posição inicial, é necessário que ele receba um impulso. Esse impulso, por sua vez, pode ser gerado por uma mola ou fluido, por exemplo.
Atuadores rotativos
Os atuadores rotativos contam com as vantagens de fácil instalação e capacidade de gerar torque instantâneo, por exemplo.
Essas ferramentas funcionam através de um conjunto de componentes de tamanho compacto e funcionamento simples.
Em suma, o motor é alimentado por ar comprimido de forma a gerar força em seu próprio eixo.
Principais usos dos atuadores pneumáticos
Da mesma forma que nos tópicos anteriores, é importante que você saiba quais são os principais usos dos atuadores pneumáticos. Portanto, montamos uma lista com alguns dos principais usos dessas ferramentas:
- Pinturas;
- lixamentos;
- rosqueamento;
- movimentação de cargas;
- levantamento de cargas;
- pulverização;
- fixação;
- etc.
Vantagens ao utilizar atuadores pneumáticos
Os atuadores pneumáticos contam, por exemplo, com as seguintes vantagens:
- Componentes simples e de design compacto;
- capacidade em lidar com cargas pesadas;
- oxigênio direcionado de forma simples e segura;
- tecnologia limpa;
- maior duração e
- proteção ao superaquecimento.
Para garantir o melhor funcionamento de seus equipamentos pneumáticos, é necessário mensurar o uso dos mesmos, para que esteja alinhado com a demanda da empresa.
Agora você já sabe os tipos existentes e, além disso, quais são as vantagens da utilização de atuadores pneumáticos, comece a aplicar esses conhecimentos no seu dia a dia.
Em nossa loja, você encontra as principais marcas do setor, o que garante um serviço com maior segurança e, além disso, mais qualidade.
Quer saber mais sobre outros assuntos relacionados às ferramentas pneumáticas? Acompanhe nosso blog e fique por dentro.