Aprenda como funciona uma pistola de pintura

Apesar de parecer complexo, é bem simples entender como funciona uma pistola de pintura.

A pistola é um equipamento que permite fazer pinturas através da pulverização, portanto, substitui o uso dos pincéis e do rolo.

Para fazer a pulverização da tinta, por exemplo, ou de qualquer outro revestimento nas superfícies, a pistola utiliza o ar comprimido.

Pode-se dizer que, as pistolas de pintura, desenvolveram-se a partir dos aerógrafos, a diferença de um para o outro está presente apenas no tamanho e na dimensão do padrão de pulverização que cada um produz.

Os aerógrafos são menores, por isso, você deve usá-los para trabalhos com mais detalhes. Como as pistolas de pinturas são maiores, acabam sendo utilizadas em trabalhos em grandes superfícies.

Podemos utilizar esse tipo de pistola em funilarias e, também, para fazer pinturas industriais e pinturas da construção civil. Para cada tipo de pintura, existe um tipo de pistola específico que deve ser utilizado.

Sabendo de tudo isso, por fim chegou a hora de você entender de verdade como funciona uma pistola de pintura. Confira abaixo.

Entenda como funciona uma pistola de pintura 

As pistolas de pintura funcionam através da técnica de pulverização, ou seja, quando o equipamento pulveriza através do ar um revestimento, seja ele tinta, verniz ou outro material da sua escolha, em uma superfície.

Em suma, as pistolas possuem bicos intercambiáveis, que permitem alterações no padrão de pulverização, emitindo jatos mais fortes ou fracos do revestimento, garantindo um trabalho mais detalhado e preciso.

Agora que você já entendeu como funciona uma pistola de pintura de um modo geral, vamos lhe explicar como funciona cada modelo dessa ferramenta.

Como funciona uma pistola de pintura para paredes?

Para entender como funciona uma pistola de pintura para paredes, primeiro, você precisa saber que existem três tipos de máquinas que fazem esse trabalho.

Elas podem ser pistolas de gravidade, sucção ou convencional. No primeiro caso, o caneco de tinta fica acima da pistola, fazendo com que a tinta flua até o bico para ser pulverizada.

Nas pistolas de sucção, o caneco do líquido fica na parte de baixo e nesse caso, é preciso de um compressor de ar bem mais potente, para que ele faça a sucção do líquido e depois a pulverização.

Já o terceiro modelo, no entanto, comprime o revestimento junto ao ar. Por isso, proporciona mais precisão na hora da pintura.

Outro fator que influencia em como as pistolas de pintura de parede funcionam é o volume de tinta utilizado sobre a pressão do ar, que pode ser alta (HVLP) ou baixa (LVLP).

Pistola de pintura de baixa pressão

Esse tipo de pistola, funciona com o sistema LVLP (Low Volume Low Pressure), possui pouco volume de ar e também pouca pressão.

Desse modo, ela opera com um baixo volume de ar se comparado com equipamentos convencionais e com as pistolas de pintura de alta pressão.

Use a pistola de baixa pressão para aumentar o volume de tinta que vai depositar na superfície. Isso acaba melhorando o resultado final da pintura.

Você deve utilizá-la em conjunto com compressores de baixa pressão e reservatórios pequenos.

Pistola de alta pressão 

As pistolas de alta pressão são conhecidas pelo seu sistema HVLP (High Volume Low Pressure) e possuem alto volume de ar e pouca pressão.

Elas costumam depositar mais tinta na superfície e perder menos tinta no ar, provocando poucas nuvens na hora da pintura.

Você deve utilizar esse tipo de pistola em compressores de baixa pressão e com reservatórios grandes, para que não haja perda de eficiência em sua aplicação.

Como funciona uma pistola de pintura com compressor?

Esse tipo de pistola, como o próprio nome já indica, funciona juntamente com um compressor de ar, que também pode ser chamado de tanque de pressão, onde a tinta é pressurizada.

Também existem pistolas que são ligadas em um reservatório de ar à parte, o que ajuda o acabamento da pintura a ficar mais detalhado e bem feito, pois o equipamento costuma produzir mais névoa de tinta.

Podemos classificar as pistolas de pintura com compressor de ar de acordo com a sua capacidade de pulverização.

Existem, além disso, as pistolas de baixo consumo, que são menos produtivas e emitem apenas 130g de tinta por minuto. As de consumo médio, no entanto, pulverizam até 230g de tinta por minuto e as de alto consumo, que são as mais produtivas, emitem acima de 230g por minuto.

Onde comprar pistolas de pintura com compressor?

Na loja do MeuCompressor, você encontra pistolas de pintura com compressor de ar que funcionam por sucção ou por gravidade. Para comprá-las, basta acessar esse link.

Espero que você tenha conseguido entender como funciona uma pistola de pintura e, caso você tenha interesse, que tal entender também o que são as ferramentas pneumáticas?

Para saber mais sobre as ferramentas, basta acessar nosso outro artigo.

Entenda como funciona uma pistola de pintura