Compressor de ar industrial: você sabe como funciona?

Você realmente sabe como funciona um compressor de ar industrial? Apesar do compressor ser um equipamento muito conhecido, pouca gente sabe explicar como ele funciona. O compressor de ar industrial está presente em diversos ramos industriais. Contudo, para cada tipo de negócio, indicamos um tipo de compressor. Existem compressores de potências variadas e que trabalham de diferentes formas, por isso, é comum que as pessoas não saibam exatamente como eles funcionam. Contudo, se você está buscando entender melhor sobre o assunto, aqui é o lugar certo! Neste artigo, falaremos sobre como funciona um compressor de ar industrial. Confira abaixo.

Entenda como funciona um compressor de ar comprimido

Antes de falarmos sobre o funcionamento do compressor de ar industrial, contudo, vamos explicar de forma sucinta o que é um compressor de ar. Em suma, compressor é um equipamento pneumático que capta o ar atmosférico, armazenando-o sob alta pressão em um reservatório e transformando em ar comprimido. Esse tipo de equipamento pode ser utilizado em diversos ramos, no entanto, para cada atividade, é necessário que ele tenha características compatíveis com a função a ser desempenhada. De um modo geral, classificamos os compressores da seguinte forma:
  • Compressor de ar para serviços gerais;
  • para hobby;
  • refrigeração;
  • serviços de vácuo;
  • industrial;
  • de gás ou de processo.

Como funciona o compressor de ar industrial? 

Utilizamos o compressor de ar industrial para fornecer ar comprimido para unidades industriais. Eles são maiores e mais potentes, contudo, funcionam como os outros modelos. Podemos dizer que existem dois princípios nos quais o compressor de ar industrial baseia-se, sendo eles: o princípio volumétrico e o dinâmico. Os compressores volumétricos são do tipo alternado, onde um ou mais pistões aspiram o ar do ambiente, para comprimi-lo em um reservatório. O ar fica dentro do reservatório até quando você utilizar, quando necessário. Esse tipo de compressor funciona a partir de deslocamento positivo e aplica o sistema parafuso no ar atmosférico. No compressor volumétrico com sistema parafuso, no entanto, o volume de ar ou gás é progressivamente reduzido ao longo do comprimento do parafuso, causando um aumento na pressão.

Entenda o funcionamento do compressor de ar industrial dinâmico 

Já os compressores de ar dinâmicos, chamamos também de turbocompressores. Para obter a elevação da pressão, por exemplo, é preciso que, dentro do equipamento, a energia cinética seja transformada em energia de pressão. O ar admitido, entra em contato com os impulsores que são dotados de alta velocidade. Então, o ar é acelerado, atingindo velocidades elevadas e, consequentemente, os impulsores transmitem a energia cinética para o ar. Dessa forma, o escoamento do ar é retardado por meio dos difusores, obrigando a elevação na pressão dentro do compressor.

Quais são os compressores mais utilizados nas indústrias?

Dentro das categorias que citamos anteriormente, podemos encontrar modelos de compressores de ar bastante utilizados no meio industrial. Os modelos são os seguintes: de êmbolo, de membrana e os supercompressores. Quer entender como funciona cada um desses modelos? Continue a leitura.
  • Compressor de êmbolo: 
Utilizamos o compressor de êmbolo, principalmente, nas indústrias em geral. Isso pois, ele pode servir para baixas, médias e altas pressões. Seu funcionamento consiste em uma câmara, composta por dois pistões e um êmbolo. O êmbolo é o responsável por puxar o ar atmosférico e, por fim, comprimi-lo.
  • Compressor de membrana: 
Este tipo de compressor de ar é o mais usado em indústrias farmacêuticas, alimentícias e químicas, por exemplo. Pois, o ar comprimido por esse equipamento não tem contato com as partes deslizantes e, dessa maneira, ele fica livre dos resíduos de óleo. O funcionamento do compressor de membrana, parece bastante com o de êmbolo. A única diferença, no entanto, é que esse tipo de equipamento não contamina o ar. Nesse caso, o ar comprimido não é contaminado, porque a membrana separa o êmbolo da câmara de sucção e compressão, evitando que o ar entre em contato com os resíduos de óleo presentes no êmbolo.
  • Turbocompressores 
Utilizamos os turbocompressores em refinarias de petróleo e nas usinas químicas, por exemplo. Além disso, podem ser divididos em dois tipos: axial e radial. O que difere o axial do radial é o sentido da passagem do ar comprimido. Para que os turbocompressores funcionem, é necessário acionar as turbinas de dentro do equipamento. A energia do movimento das turbinas vai gerar a pressão no compressor.

Veja como escolher o compressor ideal para a sua indústria

Na hora de escolher qual o compressor ideal para a sua indústria, é preciso que você leve em consideração os seguintes fatores:
  • Custo do compressor;
  • Necessidade de pressão: alta, baixa ou média;
  • Vazão do gás;
  • Se o ar comprimido que você vai utilizar deve ser livre de óleo ou não;
  • Pressão de entrada ou saída.
Decidiu qual compressor é o ideal e agora precisa comprar o seu? Então, dê uma olhada no catálogo do MeuCompressor. Em nosso site, você encontra diversas opções de compressor com condições de pagamento facilitado e frete grátis. Não deixe de conferir!
compressor industrial