O compressor de pistão é bastante comum em oficinas e em atividades autônomas. Por este motivo, é um dos modelos mais populares para a venda, uma vez que atendem diversas funções. O equipamento é um dos mais vendidos e com melhor acessibilidade de preços das lojas físicas e virtuais de compressores, além de unirem potência e economia em um único equipamento.
Pensando nisso, preparamos este conteúdo para te apresentar como funciona esse compressor de ar e quais as suas principais características. Com isso, você tem mais confiança na hora de escolher o melhor compressor de ar para você, levando em conta as suas necessidades. Continue acompanhando para entender mais sobre o compressor de pistão!
Afinal, o que é e como funciona um compressor de pistão?
O compressor de pistão, também chamado de compressor alternativo, é um equipamento que comprimi os gases que operam do mesmo modo que um motor de combustão interna de pistão, porém não possui a ignição explosiva do combustível.
Além disso, esse equipamento usa pistões fechados em cilindros com duas válvulas, sendo uma para a entrada dos gases e a outra para a saída. Assim, o gás é enviado para dentro do cilindro e, depois, expelido sob pressão.
O compressor de pistão pode ser usado para diversas atividades, não se limitando a operar apenas ferramentas pneumáticas, máquinas, sistemas de instrumentação ou para o armazenamento de ar em tanques pressurizados.
No entanto, existem dois modelos desses compressores. Conhecidos como os de 1 e 2 estágios, a compressão do ar acontecer de maneira distinta em cada um deles. Entenda!
Compressor de pistão 1 estágio
Nesse estágio os compressores são de 120 a 140 psi. Assim, a compressor do ar acontece com um ou dois cilindros, ambos do mesmo diâmetro. Esses cilindros aspiram, comprimem e jogam o ar para o reservatório.
Compressor de pistão 2 estágios
Os compressores no 2 estágio, são de 175 psi. Desse modo, os seus cilindros são de tamanhos diferentes, sendo que apenas o cilindro de maior diâmetro conta como filtro de ar. Esses cilindros têm a função de aspirar, comprimir e enviar o ar para os cilindros menores.
O que você precisa saber sobre esse compressor?
Não importa se o modelo tem 1 ou 2 estágios, isso porque o funcionamento do compressor de pistão se dá ao admitir o ar da atmosfera e comprimir o volume do mesmo mecanismo no compressor. Além disso, as válvulas desse modelo são unidirecionais, e são fundamentais já que impedem que o ar volte para a bomba, o que ajuda na manutenção da vida útil do equipamento.
O compressor de pistão é o mais antigo do mercado. No entanto, a sua tecnologia não é ultrapassada. Isso porque as fabricantes lançam novos modelos com frequência. Além disso, eles são úteis para várias atividades, o que garante que o equipamento continuará em alta por muito tempo.
No MeuCompressor você encontra o compressor de pistão ideal para você e com o preço que cabe no seu bolso.
Gostou deste conteúdo? Confira também o nosso artigo sobre os compressores parafuso!