Quando uma indústria depende de um compressor de ar para funcionar e o equipamento quebra, uma série de gastos repentinos e transtornos podem acontecer.
Por isso, para evitar uma parada de produção inesperada e preservar o seu dinheiro, é necessário que você adote algumas atitudes simples no dia a dia da sua indústria.
Pensando em te ajudar, portanto, criamos uma lista com cinco dicas do que você precisa fazer para evitar uma parada inesperada na sua linha de produção. Não deixe de conferir!
5 dicas para te ajudar a evitar uma parada de produção inesperada
Dica 1: siga todas as recomendações do manual
Todo modelo de compressor de ar vem acompanhado com um manual de instruções.
Neste manual, estão descritos todos os itens que precisam passar por manutenções e o período de tempo necessário para que elas sejam feitas.
É muito importante, no entanto, que você siga as recomendações do manual, respeitando os prazos estabelecidos para as seguintes ações: checagem do nível de óleo, limpeza do equipamento, substituição de peças, funcionamento de drenos etc.
Se você seguir essas orientações, portanto, a chance de ocorrer uma parada de produção inesperada cai em 50%.
Dica 2: faça as manutenções no tempo indicado pelo manual
De um modo geral, os compressores precisam passar por revisões a cada quatro mil horas de funcionamento ou a cada um ano de uso.
Mesmo que você ainda não tenha usado o equipamento por quatro mil horas e já tenha dado um ano que ele está sendo utilizado, a manutenção deve ser feita.
Para entender melhor, veja o seguinte exemplo: o equipamento trabalhou por oito mil horas por ano, durante 24h por dia. Isso significa que o compressor terá que passar pela sua primeira manutenção logo nos primeiros seis meses.
Por outro lado, se o compressor trabalha apenas seis horas por dia e contabiliza um regime de funcionamento de duas mil horas ao ano, a manutenção deverá ser feita após um ano de funcionamento.
Nesse ponto, é necessário que você respeite o tempo exigido pelo seu compressor para realizar a manutenção.
Vale ressaltar, além disso, que as horas trabalhadas pelo compressor, serão exibidas no horímetro, para te ajudar a controlar o tempo de trabalho do equipamento.
Dica 3 – para evitar uma parada de produção faça a manutenção com o fabricante
Apenas a empresa que produziu o compressor de ar será capaz de dar a assistência que o equipamento precisa.
Geralmente, o fabricante conta com uma equipe de técnicos especializados que conhecem todos os detalhes do equipamento e, além disso, as formas corretas de fazer a manutenção.
Para evitar uma parada de produção, portanto, só faça a manutenção com o fabricante e jamais deixe uma pessoa sem conhecimento técnico mexer no seu compressor.
Dica 4 – sempre utilize as peças originais
No momento em que você for trocar as peças do seu compressor, o ideal é usar somente as que forem do mesmo fabricante do equipamento.
Peças que não são originais e não foram dimensionadas especificamente para o seu compressor, por exemplo, podem não se ajustar corretamente ao equipamento.
Se as peças não estiverem ajustadas corretamente, portanto, pode-se esperar que ocorram paradas inesperadas na sua produção por conta do mau funcionamento do compressor.
Dica 5 – para evitar uma parada faça revisões completas no compressor
Além da troca das peças e das manutenções, por exemplo, o fabricante do compressor pode e deve fazer uma revisão completa na sua máquina.
Isso porque uma análise profunda vai te permitir acompanhar o consumo de energia do compressor, o nível de vibração, o excesso de umidade na rede de ar e se o barulho está dentro dos parâmetros ou não.
Está precisando de um técnico para fazer a manutenção no seu compressor de ar?
Se você possui compressores de ar da marca Schutz e não sabe onde encontrar técnicos especializados para fazer a manutenção? O time do MeuCompressor pode te ajudar!
Aqui, no MeuCompressor, contamos com uma equipe altamente qualificada e capaz de resolver qualquer problema que o seu equipamento esteja enfrentando. Deseja falar conosco? Clique aqui!