Com as temperaturas elevadas do verão os sistemas de ar comprimido podem sofrer com muita pressão.
Nesta época do ano, é normal ver os sistemas apresentando problemas que poderíamos evitar com a manutenção preventiva.
Por isso, a equipe do MeuCompressor escreveu esse texto com dicas que vão te ajudar a cuidar do seu sistema de ar comprimido nos dias mais quentes. Confira!
Componentes que devem passar por manutenção preventiva no verão
Filtro de ar
Como você já deve saber, a função do compressor é produzir um ar comprimido puro e limpo. Mas para que a produção desse ar comprimido seja possível, contudo, é preciso que o compressor trabalhe junto com um filtro de ar limpo. Se o filtro estiver sujo, por exemplo, as impurezas e as partículas contaminantes podem afetar o ar comprimido e prejudicar os produtos finais. Portanto, se você deseja produzir ar comprimido de qualidade no verão, troque os filtros regularmente.Faça a manutenção preventiva dos filtros de óleo
O óleo pode comprometer a qualidade do ar comprimido caso chegue até o sistema e para os produtos finais. Por isso, é necessário garantir que o óleo do sistema não vai prejudicar a qualidade do ar. Portanto, faça a manutenção preventiva dos filtros de óleo e troque-os sempre que necessário.Lubrificante
No verão, a lubrificação dos compressores de ar fica mais comprometida por conta das altas temperaturas. O lubrificante é um dos elementos mais importantes para o funcionamento do equipamento e, portanto, você deve usá-lo em todas as peças e juntas metálicas internas. É o lubrificante que garante um movimento suave e não corrosivo para o compressor de ar. Sem a lubrificação correta, no entanto, podem ocorrer tensões entre as superfícies metálicas. Essas tensões geram a corrosão das peças do compressor.O rolamento do motor também precisa passar por manutenção preventiva
Para que o motor funcione, os rolamentos precisam estar devidamente lubrificados. Os rolamentos são pequenas esferas de metal que trabalham em constante movimento e contato umas com as outras e, além disso, com as paredes internas do equipamento. Como consequência desse contato direto, portanto, a ferrugem pode se formar, se os rolamentos não estiverem lubrificados. Se a ferrugem se formar, os rolamentos vão desacelerar gradualmente, aumentar o consumo de energia e, além disso, travar o compressor de ar.Correias
Outras peças que merecem passar por manutenção preventiva são as correias. Para que um compressor de ar funcione perfeitamente, afinal, é crucial que as correias tenham uma tensão adequada. Por isso, é necessário que as correias passem por manutenção preventiva a cada 500 horas de trabalho. Correias com tensão muito forte, por exemplo, podem comprometer o funcionamento dos rolamentos e, se estiverem muito folgadas, elas podem gerar um aquecimento no interior do compressor. O superaquecimento pode prejudicar o funcionamento do compressor de ar e até mesmo estragá-lo de forma permanente.Aberturas de admissão
Para garantir que o ar atmosférico entre o mais limpo possível no compressor e, além disso, para evitar que as partículas contaminantes sejam sugadas pelo sistema, faça a manutenção preventiva das aberturas de admissão. A manutenção das aberturas de admissão é bem simples: basta você limpar as válvulas semanalmente ou quando elas estiverem muito comprometidas pela sujeira.Outras peças e itens que também devem passar por manutenção preventiva
Fora a limpeza, a lubrificação e a substituição das peças, também é preciso que você verifique os seguintes acessórios:- Secador de ar;
- Amperagem do compressor;
- Nível de óleo;
- Temperatura de trabalho;
- Vibração.