Problemas na rede de ar comprimido: quais as causas?

Uma única parada não programada do seu compressor de ar pode gerar uma série de prejuízos ao seu negócio.

Esses prejuízos podem ser, por exemplo, atrasos na entrega, problemas com a qualidade de seus produtos, falhas em seus equipamentos, desperdício de material e, até mesmo, gastos excedentes com a manutenção do compressor.

Para evitar qualquer um desses problemas, portanto, você deve dar bastante atenção a sua rede de ar comprimido.

Afinal, uma rede de ar comprimido com problemas, é capaz de ocasionar o mau funcionamento do compressor e das ferramentas pneumáticas.

Além do mau funcionamento dos equipamentos, a rede também pode gerar a contaminação dos processos industriais, a corrosão dos tanques, tubos e conexões e, além disso, a baixa eficiência energética do compressor.

Quer saber quais problemas podem estar danificando a sua rede de ar comprimido? Continue lendo o artigo!

Problemas na rede de ar comprimido: o que pode ser?

Rede de ar mal dimensionada 

A instalação da sua rede de ar comprimido deve ser feita a partir de um planejamento.

Esse planejamento precisa respeitar os diferentes parâmetros da rede, afinal, assim ele irá garantir que as necessidades da planta da rede sejam atendidas.

A economia de energia e a possibilidade de expansão do sistema, também precisam ser consideradas na hora de montar o planejamento.

Um projeto inadequado, feito a partir das dimensões erradas, por exemplo, e que não leva em conta a pressão de trabalho da rede, o comprimento, a perda de carga admissível e a vazão do sistema, compromete a eficiência energética da sua empresa.

Para evitar o comprometimento da sua rede de ar comprimido e o aumento do gasto energético, portanto, é preciso que você analise a logística da sua planta, para dimensionar corretamente a distribuição da rede.

Dimensionamento inadequado das ferramentas

Fora o dimensionamento inadequado da rede de ar, a falta de adequação das ferramentas conforme as particularidades da sua empresa, também pode ser um problema para a sua produtividade.

Antes de você mapear o sistema de distribuição de ar comprimido, no entanto, é importante que você entenda qual é a pressão de trabalho que cada uma das suas ferramentas precisa para funcionar corretamente.

Portanto, para evitar problemas na sua rede de ar comprimido, considere o espaço que suas ferramentas vão ocupar, a pressão e a vazão requeridas e as condições do ambiente externo.

Condições de operação do sistema de ar

Também é preciso atentar-se às condições de operação do seu sistema de ar.

A temperatura elevada da sala onde seu compressor está instalado, por exemplo, pode prejudicar todo o funcionamento do seu equipamento, podendo causar desligamentos inesperados, queda na pressão do ar e a redução da vida útil do equipamento.

Para evitar os problemas com o seu compressor e manter a temperatura adequada para a sua rede de ar comprimido, tenha os seguintes cuidados:

  • Instale o seu compressor de ar em um lugar arejado;
  • Limpe os refrigeradores do seu compressor;
  • Utilize dutos para direcionar o ar quente do compressor para fora da sala.

A alta temperatura do ambiente também pode afetar diretamente a descarga do compressor.

A descarga do compressor com defeitos também pode impactar nos secadores de ar comprimido, permitindo o surgimento de condensados na rede de ar.

Falta de um sistema de direcionamento da rede de ar comprimido

Em muitas indústrias, o compressor de ar é o equipamento que mais consome energia.

Se a sua rede de ar comprimido não tiver um direcionamento e apresentar ineficiência, o seu compressor irá consumir mais eletricidade.

Por isso, para evitar os gastos desnecessários e otimizar a produtividade do seu compressor, vale a pena investir em um gerenciamento da rede de ar.

Esse direcionamento te ajudar a economizar e, além disso, também trará outros benefícios, como:

  • Redução do tempo de ociosidade dos compressores;
  • Aumento da produtividade;
  • Prevenção de manutenções corretivas ocasionadas por falhas dos compressores;
  • Adequação dos equipamentos em serviço.

Presença de particulado no ar comprimido

As tubulações da rede de ar comprimido que estão desgastadas e sem a devida manutenção geram detritos que contaminam o ar e, portanto, comprometem a qualidade do seu produto final.

O particulado pode ser resultado, por exemplo, da oxidação dos dutos, que costumam se desgastar por conta da passagem de ar comprimido e com a formação dos condensados.

Para prevenir esse problema com sua rede de ar, vale a pena investir em uma rede feita de alumínio ou aço inoxidável.

A sua rede de ar merece cuidados e manutenções preventivas

Como você pode perceber, a sua rede de ar merece também merece uma atenção especial. Afinal, se ela estiver enfrentando problemas, seu negócio pode ser prejudicado.

Por isso, nunca deixe de fazer a manutenção necessária em sua rede de ar e procure instalá-la de forma correta para evitar futuros problemas.

E aí? Esse artigo do MeuCompressor foi útil para você? Então compartilhe-o com seus amigos para disseminar as informações!

Problemas na rede de ar comprimido