Os compressores de ar são equipamentos muito importantes para os mais diversos tipos de indústrias e poucas linhas de produção conseguem trabalhar sem ele.
Esse equipamento é capaz de absorver o ar atmosférico de um determinado ambiente, armazená-lo em alta pressão em seu reservatório e transformá-lo em ar comprimido.
Para que o compressor funcione perfeitamente e entregue os resultados esperados, você deve fazer as manutenções preventivas nas peças do aparelho.
Essas manutenções servem para apertar as peças que podem estar se soltando, para trocar as partes desgastadas e também para trocar o óleo do compressor.
Trocar o óleo do compressor é uma das partes da manutenção mais importantes para mantê-lo funcionando corretamente. Afinal, a lubrificação do equipamento geralmente é feita através do óleo.
Quer entender a importância de trocar o óleo do compressor de ar? Então continue acompanhando nosso artigo.
Por que o óleo lubrificante é tão importante para o compressor?
A maioria dos compressores de ar trabalham com ar/oléo para gerar o ar comprimido. Por isso, esse tipo de lubrificante é a peça fundamental para os compressores.
A principal função do óleo é lubrificar o compressor. Além disso, ele também atua para manter o calor do equipamento e formar uma película vedadora.
No caso do compressor parafuso, o óleo serve para reduzir o atrito entre os parafusos, evitando assim o contato metal-metal, o desgaste do compressor e consequentemente o superaquecimento.
Para os compressores rotativos, contudo, o lubrificante auxilia na compressão do ar através de uma camada fina que ele cria.
Pode-se concluir que o óleo é tão importante para o compressor por que ele desempenha três funções principais:
- Dissipa o calor do processo de compressão;
- Garante que os rotores e os rolamentos estejam sempre lubrificados;
- Forma uma película de vedação na extremidade entre o rotor e a estrutura do compressor de ar.
Mas afinal, por que você deve trocar o óleo do compressor?
Como você pode perceber, portanto, o óleo lubrificante é algo muito importante para o funcionamento do compressor de ar.
Trocar o óleo do compressor é necessário pois vai garantir que o equipamento funcione perfeitamente, não estrague, não tenha desgastes ou que ele fique superaquecido e pare de funcionar.
Além disso, outro motivo para trocar o óleo do compressor é que essa manutenção preventiva aumenta a vida útil do seu equipamento.
Quer entender, financeiramente, por que você deve trocar o óleo do compressor? Aqui vai um motivo: esse lubrificante custa apenas 3% do preço de um compressor novo.
Ou seja, é melhor fazer a manutenção preventiva do que trocar o seu equipamento que parou de funcionar por falta de correção.
De quanto em quanto tempo é preciso trocar o lubrificante?
Caso o seu equipamento seja novo e você nunca tenha feito uma manutenção preventiva, é necessário que efetuar a troca do óleo do compressor depois de 50 horas trabalhadas.
Depois da primeira vez, o ideal é que você troque o óleo a cada 200 horas ou depois de dois meses da primeira troca.
Vale ressaltar que o recomendado é que a troca de óleo seja feita quando o equipamento estiver quente, garantindo assim, um melhor resultado na operação.
Qual o óleo ideal para colocar no compressor de ar?
É recomendado um tipo de óleo lubrificante para cada compressor. Existem óleos sintéticos e óleos minerais disponíveis para você colocar em seu equipamento. Portanto, você deve ler o manual do seu compressor para saber qual é o certo para o seu caso.
Além disso, na hora de trocar o óleo do compressor, vale a pena falar com o seu fornecedor de compressor de ar.
Onde comprar o óleo para efetuar a troca?
No site do MeuCompressor, você consegue comprar o óleo lubrificante para fazer a manutenção do seu compressor de ar.
Além do óleo lubrificante, no site você também encontra outros itens para fazer a manutenção preventiva do seu equipamento. Entre no site e confira!