Muitas empresas, durante o processo de manutenção do compressor, focam apenas em substituir apenas os itens consumíveis, como os filtros coalescentes, separadores e lubrificantes.
Contudo, esse tipo de manutenção é um problema, já que muitas vezes, esquecemos as peças de desgaste, como as válvulas e drenos, por exemplo.
As falhas dos itens de desgaste podem provocar paradas repentinas na produção, um gasto desnecessário de energia elétrica e, além disso, danos permanentes ao compressor de ar.
Caso você não faça a manutenção do compressor de forma preventiva e corretamente, portanto, só perceberá os defeitos no equipamento quando o prejuízo for maior que o custo da manutenção.
Pensando nisso, vale a pena dar atenção a todas as peças do equipamento na hora de fazer a manutenção do compressor.
Ao longo de nosso artigo, vamos apresentar quais são as peças de desgaste que você precisa inspecionar na hora de fazer a manutenção do compressor.
Peças de desgaste que precisam de atenção durante a manutenção do compressor
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Drenos do compressor
Durante o processo de produção de ar comprimido, o compressor também produz muita água.
Essa água pode ser prejudicial ao equipamento, por isso, no interior do compressor existem drenos.
Os drenos são os grandes responsáveis por eliminar a água de dentro do compressor.
Se os drenos não passarem por manutenção e apresentarem um desgaste excessivo, é possível que a água gerada, não seja filtrada corretamente e que ela volte ao sistema de ar.
Caso isso aconteça, dentro do compressor, será formado o que chamamos de “calço hidráulico”. Esse calço pode travar o compressor permanentemente.
Fora isso, corre o risco do compressor produzir um ar com alto nível de água, comprometendo assim os equipamentos que estão funcionando a partir do ar gerado pelo compressor.
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Válvula de admissão
A válvula de admissão administra a entrada do ar atmosférico para dentro do compressor.
Quando o equipamento alterna entre o modo carga/alívio com bastante frequência, a mola e os reparos da válvula são exigidos constantemente e podem se desgastar com o tempo.
Caso a válvula de admissão apresente defeitos, é possível que ela trave, estando aberta ou fechada.
Se a válvula travar enquanto ela estiver aberta, a dinâmica de carga/alívio ficará comprometida.
Se a válvula travar enquanto ela estiver fechada, o equipamento vai interromper a produção de ar comprimido, contudo, ainda vai consumir energia.
Nesse caso, toda a linha de produção será comprometida, pois não haverá ar comprimido para fazê-la funcionar.
Para evitar qualquer um dos casos é preciso que na hora da manutenção do compressor, você inspecione também a válvula de admissão.
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Na hora da manutenção do compressor observe a válvula de pressão mínima
Essa válvula é responsável por abrir o fluxo de ar para a rede. Ela fica na saída do equipamento.
Assim como no caso da válvula de admissão, ela também pode travar estando aberta ou fechada.
Se essa válvula travar aberta, por exemplo, ela irá bloquear o funcionamento do compressor e não entrará mais em carga.
Se ela travar estando fechada, no entanto, a pressão do sistema irá aumentar e isso irá ocasionar o disparo da válvula de segurança do equipamento, que por sua vez irá descarregar fluido para impedir o aumento excessivo de pressão.
Essa descarga de fluido irá sujar todo o interior do compressor e causará um enorme transtorno, pois você terá que interromper o funcionamento do equipamento para realizar a limpeza.
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Válvula de retenção
Essa peça garante que o ar comprimido produzido pelo equipamento siga em um único sentido, para dentro do reservatório. Além disso, ela impede o retorno do óleo.
É impossível controlar o acionamento da válvula. Por isso, não conseguimos ver se ela está desgastada.
Portanto, quando fizer a manutenção do compressor, inspecione, também, a válvula de retenção.
Se a inspeção da válvula não acontecer periodicamente, o anel vulcanizado que compõem o mecanismo da peça pode estourar.
Caso o anel estoure, os pedaços de borracha podem misturar-se com o óleo e acumular-se nos bicos injetores, bloqueando por completo o fluxo de óleo e danificando o compressor permanentemente.
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Você precisa analisar, também, a válvula termostática na hora da manutenção do compressor
Essa peça controla o fluxo e a temperatura do óleo que circula dentro do compressor de ar.
Se ela apresentar defeitos, o sistema ficará superaquecido. Com isso, o compressor vai desarmar e paralisar a produção.
Quando a válvula trava aberta, o óleo começa a circular pelo resfriador, reduzindo drasticamente a temperatura do sistema. Isso pode causar, entre outras coisas, uma condensação da água dentro do reservatório de ar.
Quando a condensação acontece, o óleo mistura-se com a água e danifica o sistema do compressor.
Fazer a manutenção do compressor corretamente vale a pena
Você conseguiu perceber quantos problemas uma manutenção mal feita pode acarretar ao seu compressor de ar?
Por isso, você deve inspecionar todas as peças corretamente quando fizer a manutenção preventiva do compressor. Além disso, verifique uma a uma, para evitar que o seu compressor estrague definitivamente.
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