Erros comuns que podem prejudicar o compressor de ar

O compressor de ar é um equipamento que está sempre presente em obras, oficinas, consultórios odontológicos e indústrias. 

Ele fornece ar comprimido para os mais diversos tipos de equipamentos, como por exemplo: cadeira odontológica, pistola de pintura e algumas ferramentas.

Infelizmente, é comum acontecer acidentes com os compressores que, além de estragar o equipamento, colocam em risco, também, a vida das pessoas.

A manutenção correta desses equipamentos evita esse tipo de acidente. 

Vale ressaltar que os acidentes envolvendo os compressores de ar são capazes de ferir gravemente uma pessoa. Além disso, podem até mesmo levar os operadores do equipamento à morte.

Pensando nisso, trouxemos uma lista de erros comuns que podem prejudicar o seu compressor de ar para lhe ajudar a evitar que eles aconteçam em seu estabelecimento.

Erros que podem prejudicar o seu compressor de ar

  •   Não fazer a manutenção do equipamento

Como citamos acima, deixar de fazer a manutenção do seu compressor de ar pode prejudicar muito o seu equipamento. 

Cada modelo de compressor funciona de um jeito. Por conta disso, a manutenção deles deve ser feita de acordo com o que o manual de instruções pede. 

Algumas manutenções mais simples como troca de filtro, de óleo e o esvaziamento do reservatório, por exemplo, podem ser feitas por você mesmo. 

Mas as manutenções mais complexas como, fazer o teste hidrostático do reservatório ou até mesmo limpar grade do protetor de correia deve ser feito por profissionais da assistência técnica do seu compressor.

  • Não ler o manual do compressor de ar

Ler o manual é extremamente importante para evitar erros que vão prejudicar o seu compressor de ar. No manual estão disponíveis todas as instruções que você precisa saber para garantir um bom funcionamento do compressor de ar. 

É através dele que você ficará por dentro do passo a passo da instalação, das recomendações sobre a manutenção do equipamento e medidas de segurança para utilizar o compressor. 

  •  Não dar importância às válvulas e mangueiras

Sempre que você for começar a usar o seu compressor de ar é necessário que você certifique-se que as mangueiras, válvulas, conexões e abraçadeiras, por exemplo, estão conectadas corretamente no equipamento.

É de extrema importância garantir que as peças estão firmes. Afinal, se as peças estiverem soltas ao ligar o equipamento, acidentes graves podem acontecer. 

Checar essas partes garante que elas não se soltem com o equipamento ligado, pois, se isso acontecer, a grande pressão feita pela máquina poderá atingir o operador do compressor.

  • Não desligar o equipamento quando ele não está sendo usado

Outra atitude sua que pode prejudicar o compressor de ar é não desligá-lo quando não estiver utilizando-o. 

O compressor produz muito calor e por isso, algumas partes podem atingir temperaturas muito elevadas, oferecendo risco de queimaduras para quem manuseia a máquina.

Por isso, fique sempre atento e desligue o motor do compressor quando ele não estiver sendo usado, garantindo assim, que ele consiga esfriar um pouco.

  • Instalar o compressor de ar em locais inapropriados

Para não prejudicar seu compressor de ar é necessário que ele seja instalado em um local com uma superfície firme, nivelada e que não receba umidade de lugar nenhum.

Não instale o compressor perto de locais inflamáveis e a uma distância menor de 10 metros do seu lugar de trabalho.

Por incrível que pareça, muitas pessoas instalam o compressor de ar em lugares inapropriados e acabam, portanto, prejudicando o funcionamento do equipamento.

Se você deseja saber mais sobre como fazer a instalação correta do seu compressor de ar, nós da MeuCompressor disponibilizamos um texto em nosso blog que fala do assunto.

Use o compressor de ar com cuidado

Qualquer erro cometido com o compressor de ar pode ser letal para aqueles que estão trabalhando com a máquina. 

Por isso, desde o momento da instalação, tenha atenção e cuidado com o compressor. 

Quando a máquina já estiver em uso, a manutenção do equipamento deve fazer parte da sua rotina de trabalho. 

Se você seguir à risca as instruções do manual, fizer a manutenção e cuidar das máquinas, você não irá prejudicar o compressor de ar da sua empresa.

Erros comuns que podem prejudicar o compressor de ar