O separador de água e óleo tem um papel muito importante em sistemas de compressores de ar que usam injeção de óleo.
Esse tipo de compressor, na hora de gerar o ar comprimido, produz um condensado que contém vestígios de óleo e é altamente poluente e tóxico.
Para proteger o meio ambiente, esse condensado deve ser tratado e o óleo deve ser removido, antes que ele seja descartado. É nesse momento, portanto, que o separador de água e óleo entra em ação.
Como o próprio nome indica, essa peça do compressor é a grande responsável por separar a água do condensado do óleo. Isso evita o descarte do óleo no ambiente.
Tá afim de entender melhor o porquê é tão importante usar o separador? Então continue acompanhando o artigo para descobri.
Porque separar a água do condensado do óleo?
Em algum momento da sua vida, provavelmente você já se deparou com o experimento onde você coloca uma gota de óleo dentro de um recipiente com água.
Esse experimento nos mostra como apenas uma gota de óleo é o suficiente para contaminar toda a água, em poucos segundos.
Com o óleo do compressor não é diferente. Apenas uma gota de óleo condensado é capaz de contaminar milhares de litros da água presente na natureza.
Além de contaminar a água, este óleo também é capaz de criar uma barreira na superfície, que impede o oxigênio de chegar até as plantas e aos animais que vivem submersos.
Além disso, também há uma segunda razão pela qual é muito importante usar o separador de água e óleo: é lei!
Em diversos países do mundo, já existem regulamentações ambientais rigorosas que proíbem o descarte de água contendo óleo, no meio ambiente. A violação dessa lei pode resultar em multas altíssimas.
No Brasil, essa lei está em vigor desde 2005 e vale para todo o território nacional.
Como funciona o separador de água e óleo?
O funcionamento do separador de água e óleo varia de acordo com as marcas e os tipos do equipamento.
Na maioria dos casos, contudo, ele funciona através de uma filtragem de dois estágios e com o princípio de adsorção.
No primeiro estágio de filtragem, o óleo livre será adsorvido. No segundo estágio, contudo, o filtro elimina todas as gotículas de óleo que restaram do primeiro estágio.
O filtro do primeiro estágio é composto por fibras de polipropileno, que são as responsáveis por adsorver o óleo.
A filtragem do segundo estágio geralmente é feita por carbono ativado ou de argila orgânica. A filtragem ocorre para purificar o condensado.
Ao fim das duas filtragens, a água já está livre de contaminantes e, por isso, você pode descartá-la com segurança no esgoto.
Utilizar esse equipamento é a coisa certa a se fazer
Como é possível perceber no texto, utilizar o separador de água e óleo é a coisa certa a se fazer.
Usar esse equipamento, além de deixar o seu estabelecimento dentro da lei, ainda contribui para a preservação do meio ambiente.
Além disso, vale lembrar que, um separador de água e óleo, te ajuda a economizar, afinal, o valor da multa é muito mais alto do que o preço do separador.
Onde adquirir o separador de água e óleo?
Você pode adquirir o seu separador no site do Meu Compressor.
Além disso, no site você encontra diversos modelos de separador de água e óleo, da marca Schulz, com frete grátis para todo o Brasil.
Os modelos do separador diferenciam-se de acordo com a capacidade de absorção máxima de óleo que eles podem atingir.
Esse artigo foi útil para você? Caso a resposta seja sim, indicamos que você compartilhe-o com seus amigos, para que eles também tenham acesso às informações sobre o separador.
Se você estiver com tempo livre, que tal ocupá-lo lendo outro artigo de nosso blog onde falamos sobre os filtros coalescentes do compressor de ar?