Confira os tipos de lixadeira existentes e as suas funções

Não é novidade para ninguém que o acabamento é a etapa mais importante dentro do processo de construção ou reforma de móveis e imóveis. Não se dedicar o suficiente nessa etapa do processo, portanto, pode fazer com que o resultado final do seu projeto seja de baixa qualidade, isso pode deixar o seu cliente insatisfeito. Como o acabamento é uma fase que exige bastante atenção e dedicação aos detalhes, muitas pessoas acabam não fazendo todo o processo necessário para uma boa finalização. O motivo para isso acontecer é simples: os resultados são pequenos e, além disso os esforços são muitos. Contudo, é possível deixar essa etapa um pouco menos difícil e mais eficiente. Existe uma série de ferramentas e máquinas que podem te ajudar a fazer o acabamento das peças de forma rápida, prática e eficiente. A lixadeira, por exemplo, é uma delas. O ponto positivo dessa ferramenta é que existem vários tipos de lixadeira disponíveis para você adquirir e deixar o seu processo mais prático! Quer conhecer os tipos de lixadeira que existem e, além disso, como cada uma delas funciona? Continue a leitura do texto.

Quais são os tipos de lixadeira e as funções delas?

Como mencionamos, existem vários tipos de lixadeira disponíveis no mercado. Esses tipos de lixadeira costumam ser extremamente funcionais e capazes de acelerar a sua obra, reforma ou criação de móveis de um modo considerável, além disso, sem afetar a qualidade da entrega final. É muito importante, portanto, que você entenda a funcionalidade de cada tipo de lixadeira. Afinal, elas são equipamentos muito úteis para grandes projetos, mas não são adequadas para usar no dia a dia. Para conseguir definir qual é o melhor tipo de lixadeira para as suas necessidades, é preciso que você conheça todos os tipos dessa ferramenta. Por isso, para te ajudar nessa tarefa, vamos apresentar os principais tipos de lixadeira e suas funções logo abaixo.
  • Lixadeira de parede 

Para começar a lhe apresentar os tipos de lixadeira temos ela: a lixadeira de parede. Indicamos esse modelo, para lixar tetos ou paredes que vão receber algum tipo de pintura futuramente. Você consegue encontrar essa lixadeira nos modelos elétrico ou manual. O elétrico, por exemplo, nós indicamos para aqueles que desejam otimizar o tempo da obra, sem fazer muito esforço físico.
  • Lixadeira Angular

Esse é um dos tipos de lixadeira que não indicamos para fazer acabamentos. O mais indicado, portanto, é que você utilize para desgastar diversos tipos de superfícies em formatos circulares ou arredondados.
  • Tipos de lixadeira: de cinta 

Utilizamos esse modelo em desgastes de superfícies diversas. Ela possui uma lixa, em formato de cinta, que permite retirar bastante material da superfície, sendo indicada para os trabalhos mais pesados e maiores. A lixadeira de cinta é bastante potente e muito pesada, você pode utilizá-la para desgastar superfícies horizontais.
  • Lixadeira combinada

Indicamos a lixadeira combinada para a execução de trabalhos de desgaste leves em peças de madeira. É possível utilizá-la em trabalhos na horizontal e na vertical.
  • Excêntrica 

Se você está em busca de uma lixadeira para fazer acabamentos finos e sem estrias, a lixadeira excêntrica é a melhor opção. Esse modelo de lixadeira é bastante versátil e ideal para polir diversos materiais, como plásticos, metais, verniz e madeira, por exemplo. Você também pode utilizá-la para fazer acabamentos em paredes curvas ou planas.
  • Tipos de lixadeira orbital

Indicamos os tipos de lixadeira orbital para fazer o acabamento em superfícies de aço e metal. É um tipo de equipamento leve e que você pode encontrar em dois formatos: quadrado e retangular. Os movimentos feitos por esse tipo de lixadeira são rápidos e suaves, o que te permite lixar em qualquer direção. Esse modelo também costuma ser muito fácil de manusear e é bastante utilizado para remover verniz e tintas das superfícies e, além disso, para arredondar arestas.
  • Lixadeira roto orbital

Essa lixadeira é a junção de dois tipos de movimentos, afinal, além de orbitar, ela também gira, permitindo realizar um acabamento fino em superfícies planas. Ela pode ser utilizada no aço ou na madeira e é recomendada para lixamentos leves.
  • Lixadeira roto orbital pneumática 

A lixadeira roto orbital pneumática funciona do mesmo modo que a lixadeira roto orbital. A única diferença entre as duas, contudo, é o tipo de energia que elas utilizam para funcionar. O modelo de lixadeira roto orbital pneumática funciona a partir do ar comprimido gerado pelos compressores. Já a roto orbital, precisa da energia elétrica para funcionar. Agora que você já está familiarizado com o universo das lixadeiras e sabe quais são os tipos existentes dessa ferramenta, basta escolher qual se encaixa melhor nas suas necessidades.
Tipos de lixadeira existentes e suas funções