10 ferramentas de obras essenciais para qualquer construção

Você tem conhecimento sobre quais são os equipamentos e as ferramentas de obras que não podem faltar em qualquer construção civil? Diversas atividades acontecem dentro de um canteiro de obras, por isso, para cada área, usamos ferramentas e equipamentos específicos. Algumas ferramentas de obras chegam a ser indispensáveis para todos os canteiro de obras. Confira abaixo quais são elas e suas funcionalidades.

Ferramentas de obras essenciais para os canteiros de obras

  • Ferramentas manuais

As ferramentas manuais são essenciais em diversas atividades do meio da construção civil. Entre os itens mais usados estão os alicates, as chaves de fenda e os martelos, por exemplo. Os alicates são ferramentas de obras extremamente versáteis e, por isso, podemos utilizar para várias finalidades, como: dobrar, cortar ou prender fios e arames. O modelo mais conhecido do alicate é o universal. Já as chaves, os profissionais da construção civil utilizam para apertos em geral. Se você quiser facilitar a sua rotina de trabalho na obra, o ideal é ter um jogo de chaves por perto.
  • Furadeiras

Existem diversos tipos de furadeiras disponíveis no mercado e pode-se dizer que elas fazem parte do dia a dia de muitos pedreiros e serventes. Para a construção civil, a mais indicada é a furadeira de impacto, pois ela é capaz de perfurar até as superfícies mais resistentes.
  • Ferramentas de obras: andaimes

Os andaimes, com certeza, são ferramentas de obras extremamente importantes para todos os trabalhos feitos em paredes, janelas e telhados, por exemplo. Eles servem para garantir mais segurança e integridade para os trabalhadores. Mas, para que eles sejam seguros, é necessário que o equipamento obedeça às normas de segurança. De acordo com as normas de segurança, os andaimes precisam ter um guarda-corpo, escada, piso e sapatas.
  • Betoneiras

Utilizamos as betoneiras para misturar argamassa e concreto. Elas são responsáveis por agilizar o trabalho de preparação das massas para aplicação. Com a mecanização do processo de mistura, é possível obter uma mistura homogênea e com as proporções corretas. Esse equipamento pode ser elétrico ou movido a óleo diesel.
  • Ferramentas de obras: compressor de ar 

O ar comprimido utilizado na construção civil é proveniente do compressor de ar. Podemos utilizar o ar comprimido para vários fins como, por exemplo, para a limpeza de peças, calibração de pneus de máquinas e veículos e para fazer as ferramentas pneumáticas funcionarem. Por isso, é muito importante ter um bom compressor de ar na sua obra. Podemos encontrar essa máquina em diversos tamanhos e modelos, por isso, escolha aquele que se encaixa nas necessidades da sua obra.
  • Esmerilhadeira 
Essa ferramenta é multiuso e pode ser usada para esmerilhar, lixar, cortar rebarbas e para dar acabamentos nas peças da obra, por exemplo. A esmerilhadeira é capaz de fazer a sua obra andar mais rapidamente e poupa esforços físicos dos trabalhadores.
  • Parafusadeiras 
Para apertar parafusos da maneira mais rápida e eficiente, indicamos que você tenha uma parafusadeira em sua obra. As parafusadeiras podem ser pneumáticas ou elétricas, mas em alguns casos, elas também podem possuir uma bateria. Os modelos com baterias dão mais mobilidade aos operadores. Afinal, não existem fios e, portanto, você pode levá-las a qualquer lugar.
  • Ferramentas de obras de medição 
As ferramentas de obras de medição podem ser as trenas manuais ou a laser, esquadros, prumos etc. Essas ferramentas de obras são responsáveis por dar mais precisão aos projetos e construções, ajudando os profissionais a identificar possíveis falhas e desníveis.
  • Lixadeiras
Usamos as lixadeiras para atividades de desbaste e acabamento finos nas mais diversas superfícies. No mercado, você encontra uma grande variedade de lixadeiras disponíveis, como: lixadeira orbital pneumática, de cinta, angular, de parede, de alta rotação pneumática etc.
  • Gerador de energia 

Os geradores de energia convertem a energia mecânica em energia elétrica, por meio da queima de algum tipo de combustível. Eles são muito utilizados em canteiros de obras porque, muitas vezes, não existe rede de energia elétrica disponível em uma construção. Para cada tipo de obra é necessário um gerador com potências diferentes. Por isso, melhor do que comprar um equipamento desse, é alugá-lo. Como você pode perceber, existem muitas ferramentas para obras que facilitam o dia a dia dos profissionais e diminuem o tempo da construção. Além disso, esses equipamentos também são responsáveis por trazer mais segurança para os trabalhadores e mais qualidade para o seu produto final. Portanto, vale a pena investir em bons equipamentos para transformar o seu canteiro de obras em um lugar produtivo e eficiente. E aí, curtiu nossas dicas e quer acompanhar nossos conteúdos? Então siga o MeuCompressor nas redes sociais como, Facebook e Instagram e não perca mais nenhum dos nossos posts!
Ferramentas para obras