O tratamento do ar comprimido qual a importância

Para otimizar o resultado dos trabalhos que utilizam ar comprimido, é importante que ele não apresente contaminantes.

Pensando em te ajudar a entender a importância do tratamento do ar comprimido, elaboramos esse texto. Nele, vamos te mostrar como acontece o tratamento do ar e, além disso, quais são os principais contaminantes.

Como ocorre o processo de tratamento do ar comprimido

Quando o sistema retira o ar da atmosfera, ele traz consigo uma série de impurezas. Por isso, acontece o processo de filtragem do ar.

Atualmente, no mercado, você pode encontrar filtros para os mais variados contaminantes, por exemplo:

  • Filtros coalescentes: esse tipo de filtro é responsável pelo primeiro processo de purificação do ar, ele impede que partículas sólidas e aerossóis adentrem o sistema de ar comprimido.
  • Filtros adsorvedores: esse filtro, por outro lado, realiza um processo mais minucioso. Por isso, é mais sensível e não pode ser exposto a umidade. Devido a isso, devemos usá-lo apenas após o coalescente.

Além dos filtros, o sistema de ar comprimido deve contar, também, com um secador de ar, afinal, o ar retirado da atmosfera apresenta umidade, o que pode causar a oxidação de peças internas, diminuindo a eficiência e o tempo de vida do seu equipamento.

Veja quais são os principais contaminantes retirados durante o tratamento do ar comprimido

O ar atmosférico pode conter diversos tipos de contaminantes, que podem variar de acordo com o ambiente em questão. Contudo, existem 3 tipos de poluentes que são muito comuns, são eles:

Óleo

Os compressores de ar utilizam o óleo para a lubrificação das peças. Contudo, durante o processo de compressão do ar, as partículas de óleo podem acabar adentrando ao sistema.

Caso isso aconteça, o ar comprimido pode apresentar, por exemplo, cheiro de óleo.

Água

O ar atmosférico contém umidade, e sua quantidade varia de acordo com o ambiente onde o sistema de ar está instalado.

Caso a água não seja corretamente filtrada, ela pode ocasionar, entre outras coisas, ferrugem dentro do sistema, o que diminuirá o tempo de utilidade das peças.

Material particulado

Esse tipo de material está presente, principalmente, no ambiente industrial. Por se tratar de algo muito pequeno, se torna difícil removê-lo do ar.

E aí, você conseguiu entender como funciona e qual é a importância do tratamento do ar comprimido? Nós esperamos que sim!

Caso queira saber mais sobre outros assuntos relacionados ao mundo da pneumática, basta acompanhar o nosso blog! Aproveite para ler nosso artigo sobre Vedação pneumática.